Plano de desenvolvimento do desporto no Bié prioriza construção de infra-estruturas

     Desporto           
  • Bié     Terça, 23 Janeiro De 2024    22h23  
Director do gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos na província do Bié, Afonso Belo Sanguvila
Director do gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos na província do Bié, Afonso Belo Sanguvila
Jilmar Chitondua-ANGOP

Cuito – A construção de novas infra-estruturas desportivas e a reabilitação das já existentes constam das prioridades do plano traçado pelo Governo da Província do Bié, para a promoção do desenvolvimento do desporto na região, soube hoje, terça-feira, a ANGOP.

O facto foi dado a conhecer pelo director do Gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto do Governodo Bié, Afonso Belo Sanguvila, quando falava no I colóquio que marcou o acto provincial das comemorações do Dia Nacional do Desporto, que hoje, 23 de Janeiro, se assinala.

O responsável, que abordava o Estado do sector desportivo na província do Bié e perspectivas, referiu que o plano elaborado pelo Governo perspectiva a construção de novas infra-estruturas e a reabilitação das já existentes, no sentido de se criar mais espaços para a prática e massificação das actividades desportivas.

Sem precisar do horizonte temporal para a sua execução, acrescentou que o mesmo visa dinamizar o sector desportivo na região, tendo em conta a sua importância na valorização da pessoa humana, do género, do associativismo, bem como na garantia da boa convivência e harmonia social.

Ainda em termos de acções previstas, apontou a realização de acções formativas para monitores e dirigentes e o resgate dos jogos tradicionais nas comunidades.

O primeiro colóquio foi marcado ainda com a abordagem de três temas, nomeadamente  “A responsabilidade da sociedade civil no desenvolvimento do desporto”, “O poder do empreendedorismo no desenvolvimento do desporto local” e o “Papel da academia no desenvolvimento do desporto local”.

Ao dissertar o primeiro tema, o agente desportivo Sabino Catumbela defendeu a necessidade de se homenagear mais os protagonistas dos melhores feitos do desporto na província, através da criação de uma galeria dos desportivas, para que a sociedade se sinta mais incentivada a contribuir no desenvolvimento do sector.

Já o empresário Felisberto Chamuanga, que falava sobre o segundo tema, apelou à classe a apoiar mais as actividades e iniciativas desportivas, no âmbito das suas responsabilidades sociais, para que possam impactar a vida das comunidades em que estão inseridas. 

Por seu turno, o académico Aristides Cambuta recomendou a necessidade das instituições de ensino incluírem nos seus planos curriculares a formação qualificada de quadros nas demais especialidades desportivas, para que possam responder aos desafios do mercado, que exige, cada vez mais, competência técnica.

Participaram ainda no colóquio, decorrido sob o lema “Unidos pelo desporto, fortaleçamos a saúde”, representações das administrações municipais, agentes desportivos, empresários, académicos e membros da sociedade civil.

As jornadas comemorativas do 23 de Janeiro, abertas no passado dia 19, encerram sábado (27/01) e serão marcadas com a realização de diversas actividades, como uma feita do desportista, de formações, reflexões e de debates.

Instituído na década de 1980, o Dia Nacional do Desporto foi institucionalizado pelo Governo, em sinal de reconhecimento do inegável papel que o desporto assume na sociedade, como factor de integração e desenvolvimento humano. VKY/PLB





+