Resenha: Abertura oficial do Estádio França Ndalu destaca-se na semana finda

     Desporto           
  • Luanda     Domingo, 24 Dezembro De 2023    12h21  
Estádio França Ndalu
Estádio França Ndalu
Cedida

Luanda - A abertura oficial do Estádio França Ndalu, com o jogo entre o 1º de Agosto/Wiliete de Benguela (1-1), referente a nona jornada do Campeonato Nacional de futebol da I divisão, Girabola’2023/24, é o principal destaque entre os assuntos desportivos divulgados ao longo da semana finda.

Com capacidade para albergar 20 mil espectadores, a infraestrutura localizada no bairro Mártires de Kifangondo, em Luanda, no espaço do antigo quartel das comunicações, a sua construção teve inicio em 2012 e inaugurada no passado dia 02 de Dezembro.

Nas afrotaças, as equipas angolanas tiveram um desempenho negativo na quarta jornada (primeira da segunda volta).

O Petro de Luanda empatou com o Espérance de Tunis (0-0) para o grupo C e falhou o apuramento antecipado para os quartos de final da Liga dos Clubes Campeões. A equipa angolana lidera com oito pontos.

Para a Taça da Confederação, o Sagrada Esperança da Lunda Norte também empatou a nulo com o Zamalek do Egipto e continua na terceira posição agora com quatro pontos, menos seis que os árabes na liderança.

Para a mesma competição, a Académica do Lobito consentiu a quarta derrota no grupo C e continua sem pontuar. Desta vez perdeu (0-4) no terreno do Dreams do Ghana.      

 No Girabola 2023/2024, o técnico Mateus Agostinho (Bodunha) ainda não conseguiu vencer desde que assumiu o comando da equipa principal do  Interclube.

Desta vez sofreu uma pesada derrota de (1-4), diante do Petro de Luanda (campeão nacional) para a nona jornada. No total soma dois desaires e apenas um empate.

A outra goleada registada na ronda, foi imposta ao Sporting de Cabinda pelo Sagrada Esperança da Lunda Norte, 5-1.

Ainda do Girabola, mas pontuável para a décima jornada, o líder Kabuscorp do Palanca com 21 pontos, foi travado em pleno estádio dos Coqueiros, em Luanda, pelo Clube Recreativo União de Malanje, com quem empatou (0-0).

No basquetebol, a equipa sénior feminina do Interclube terminou na terceira posição da Liga dos Clubes Campeões de África, que foi disputada em Alexandria, no Egipto, ao vencer o Reg Womwen BBC do Rwanda, por 83-68.

 

A prova foi conquistada pelo Sporting do Egipto, que superou na final, o KPA Women's Basketball Team do Rwanda, por 103-59.

Mereceu, também destaque, a nomeação do antigo poste da Selecção Nacional de basquetebol, Jean Jacques da Conceição, para o “Hall of fame” da NBA.

O angolano está entre as 24 figuras do basquetebol mundial nomeadas, entre as quais, o espanhol Jorge Garbajosa, o russo Andrei Kirilenko, o sérvio Dusan Ivkovic, o americano David Blatt e ainda o grego Panagiotis Giannakis Giade.

Ainda da bola ao ‘’cesto’’, a formação do Interclube terminou na liderança com 20 pontos, da primeira volta do Campeonato Nacional sénior masculino, ao derrotar o Atlético Sport Aviação (ASA), por 111-90.

 

O Petro de Luanda, detentor da prova, com 19 pontos, bateu no encerramento do primeiro turno, o Clube Amigos de Basquetebol de Benguela (130-51) e o 1º de Agosto (4º com 18 pts) superou o Petro B (5º com 16pts): O Akira Academy é o último, com oito pontos.    

No boxe, o Interclube conquistou o Campeonato Nacional sénior em ambos os sexos, com um total de sete medalhas de ouro, numa prova que foi disputada no Instituto Nacional de Ciências Policiais, Osvaldo Serra Van-dúnem.

A competição contou com a participação de 34 pugilista de 17 clubes, representando as províncias de Luanda, Benguela, Zaire, Uíge e Huila.

Em Ténis de Mesa, o Misto de Luanda conquistou a 33ª edição do Campeonato Nacional  por equipas, pares e individual seniores, em ambos os sexos, que teve lugar no pavilhão Multiuso Welwitschia Mirabilis, na cidade de Moçamedes, província do Namibe.

No Desporto ‘‘ciência’’, o Núcleo Giga da província de Luanda venceu com 13 pontos, o ‘’ Nacional’’ de xadrez por equipas, que decorreu na província do Uíge, seguido pela Selecção Militar de Malanje e Macovi Sport Clube de Luanda, que obtiveram 12 e 11 pontos, respectivamente.   

O andebol também foi  notícia, com a Selecção Nacional sénior masculina a estagiar em Portugal, visando a participação no Campeonato Africano, a decorrer no Cairo, Egipto, de 17 a 27 de Janeiro.


BSV/FN

 





+