Polidesportivo: Cardiologista recomenda avaliação periódica 

     Desporto           
  • Luanda     Quinta, 08 Fevereiro De 2024    19h03  
Participantes ao seminário do MINJUD
Participantes ao seminário do MINJUD
Marcelino Camões

Luanda - O médico cardiologista, Joel Catembula, recomendou, esta quinta-feira, em Luanda, a avaliação médica regular aos desportistas como forma de evitar mortes súbitas.

Dissertando no seminário no quadro das jornadas comemorativas ao dia 23 de Janeiro, consagrado ao desporto, sobre o tema "morte súbita no atleta", o médico apelou aos dirigentes desportivos, treinadores e jogadores a avaliação médica com regularidade para evitar o arritmias e miocárdiopatia, que têm levado a morte de muitos jogadores em Angola e no mundo.

Acrescentou que deve ser exigida às agremiações desportivas, no mínimo, um desfibrilador e equipas médicas habilitadas a suprir o vazio que ainda existe na realidade angolana.

"Na prática do exercício físico, o sistema cardiovascular é o mais desafiado e é o que aguenta menos ", disse. 

Por seu lado, Cardoso de Lima, que falava em representação do Comité Olímpico Angolano sobre o “Perfil do Dirigente nas Organizações Desportivas em Angola", defende a transparência na execução das actividades.

Para o palestrante, o cumprimento de princípios como planificação, organização, coordenação e prestação de contas são bases que devem ser observadas por um dirigente desportivo. 

Conforme Cardoso de Lima essas valências permitem ao dirigente ou candidato a dirigente desportivo ter capacidade de melhor administrar a sua área de actuação ou seja o seu clube, associação ou Federação desportiva, como também terá a capacidade de liderar a equipa. 

"Ainda não existe um perfil como tal e todos nós devemos nos empenhar em prol de uma classe de excelência", disse. 

O também antigo presidente da Federação Angolana de Andebol (FAAND) frisou, no entnato, que nem tudo está mal a nível do dirigismo desportivo em Angola, porque ainda se faz desporto com resultados satisfatórios.

Na actividade desta quinta-feira, que decorreu na Galeria dos Desportos, no Complexo da Cidadela Desportiva, foram ministradas temas como: “História sobre a institucionalização da efeméride” - prelector: Nicolau Daniel (Director Nacional dos Desportos).

“Importância da actividade física, recreativa e desportiva” – Fernanda Menezes (Professora de educação física), “Morte súbita do atleta” - Joel Catumbela (CENAMED), e “Perfil do Dirigente nas Organizações Desportivas em Angola" - Cardoso de Lima (Comité Olímpico Angolano).

O 23 de Janeiro foi institucionalizado pelo Governo da República de Angola como o Dia Nacional do Desporto, para assinalar o reconhecimento do inegável papel que a prática desportiva assume na sociedade, como factor de integração e de desenvolvimento humano. WR/MC





+