Mercado de transferências para época´2023-24

     Desporto           
  • Luanda     Domingo, 11 Junho De 2023    10h10  
Alexandre Santos, técnico do Petro de Luanda
Alexandre Santos, técnico do Petro de Luanda
Valdívia Ricardo

Luanda – Após a revalidação do título nacional de futebol (Girabola2022-23), o treinador português Alexandre Santos renovou por mais uma época com o Petro de Luanda.

O técnico de 46 anos de idade, que chegou aos “tricolores” em 2021, já conquistou duas edições do Girabola e duas Taças de Angola.

O clube renovou, igualmente, o vínculo contratual com o jogador Pedro Pinto, por mais duas temporadas.

Ao contrário, o extremo direito Gleison Moreira está livre no mercado, após o término do vínculo que o unia ao Petro de Luanda, campeão do “Girabola2022-23”.

O futebolista, de 27 anos de idade, bicampeão nacional pelo conjunto petrolífero, efectuou 37 jogos, marcou 6 golos e teve 5 assistências na prova nacional. No seu ano de estreia, o brasileiro jogou em 34 ocasiões, marcou sete golos e efectuou seis assistências.

Soube-se que vários nomes serão divulgados em breve para dispensa e contratações.

Por seu lado, o técnico brasileiro, José Neto, renovou, por mais uma época, o vínculo contratual com o Petro de Luanda, para orientar a equipa sénior masculina de basquetebol, campeã nacional.

O treinador  brasileiro, de 53 anos de idade, já conquistou  três Campeonatos Nacionais, igual número de Supertaças Vladmiro Romero e duas Taças de Angola.

Quanto ao 1º de Agosto, vice-campeão nacional, a direcção do clube militar continua fechada sem contudo avançar pormenores sobre o futuro.

A ANGOP apurou que contactos estão a ser feitos para a renovação e a manutenção de maior parte dos jogadores, que foram fundamentais para o sucesso da época anterior, apear da situação financeira que o clube enfrenta.

Na temporada finda, a equipa do Rio Seco, tecnicamente orientada pelo angolano Filipe Nzanza, contou com o concurso de jogadores da sua formação.

Enquanto isso, o Sagrada Esperança da Lunda Norte deverá contar com o regresso do técnico Roque Sapiri, que conquistou o título nacional em 2020, em substituição a Francisco Moniz "Frank", terceiro colocado da época recentemente concluída.

No Wiliete Sport Club de Benguela, a direcção mantém as funções do treinador Silvestre Pelé, face a boa campanha realizada na época 2022/23, na qual ficou na quarta posição.

Relativamente à renovação do plantel, o presidente prometeu contratar com novos reforços na ordem de 25 por cento.

Quanto ao Interclube, a direcção assegura, igualmente, a equipa técnica liderada pelo português Luís Gonçalves, bem como maior parte de jogadores da época anterior.

 

A formação afecta ao Ministério do Interior ficou na quinta posição do Girabola 2022/23.

No Desportivo de Saurimo, da Lunda Sul, o presidente do Clube, Miguel da Silva Ipwopwo, garantiu a continuidade do treinador principal da equipa de futebol, o brasileiro Maurílio Silva.

De acordo com o líder da agremiação ‘’lunda’’, o voto de confiança com o técnico deve-se ao facto do mesmo também estar engajado na formação.

Disse que prevê a inclusão no leque da equipa de, pelo menos, sete jogadores provenientes das camadas jovens, sem contudo revelar nomes de mais contratações, tão pouco de dispensas.

No Girabola anterior, o Desportivo quedou na décima primeira posição.FN





+