Presidente da República joga E4 na abertura da simultânea de xadrez

     Desporto           
  • Luanda     Sábado, 19 Junho De 2021    12h20  
Presidente da República, João Lourenço, abre simultânea de xadrez
Presidente da República, João Lourenço, abre simultânea de xadrez
Pedro Parente

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, efectuou a jogada E4 na abertura da simultânea de xadrez que decorre este sábado, no Memorial António Agostinho Neto, em Luanda, alusiva à celebração do Dia da Criança Africana, assinalado a 16 deste mês.

Na resposta, o adversário, o campeão africano em Sub -12, Leonel Soares, da escola Ditriv, jogou E5, iniciando uma defesa para o jogo de ataque revelado pelo lance do antigo praticante, hoje Chefe de Estado Angolano.

Por norma, o jogo inicial E4 demonstra a característica ofensiva do xadrezista, dando azo à abertura italiana ou espanhola.

Após o primeiro lance com o adversário de 11 anos, um dos representantes de Angola no Campeonato do Mundo que estava previsto para Julho, na Rússia, mas adiado “sine die” devido à pandemia da Covid-19, João Lourenço, que esteve acompanhado da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, percorreu todo o espaço de jogo, com mais de 200 tabuleiros.

A simultânea, que marca o relançamento da massificação do jogo ciência no país, prosseguiu com concorrentes de várias escolas da capital angolana, destacando-se a Ditrov, Tubarõeszinho e Macov Sport Clube.

São simultaneadores, os triplos campeões africanos, David Silva e Esperança Caxita, dois jogadores que concorrem para o título de Grande Mestre, inédito no país, além de Gemima Paulo, campeã africana de Sub-13.

David Silva, que representa a escola Ditrov, detém uma força de jogo de 2258. Conquistou o campeonato africano nas edições, da Lunda-Sul´2014 (Angola), em Vitória´2015 (Ilhas Seychelles) e Lomé´2018 (Togo).

Esperança Caxita, que evolui no 1.º de Agosto, tem uma força de jogo de 1882. Protagonizou a proeza em Argel’2013, (Argélia), Lunda-Sul´2014 (Angola) e Túnis´2016 (Tunísia).

Já Gemima Paulo, 14 anos, é campeã africana de Sub-13. Antes, a jogadora da Escola Ditrov sagrou-se campeã nacional e provincial em Sub-12. Possui um elo (força de jogo) de 1.590.

O Presidente da República entregou ao presidente da Federação, Tito Martins, um tabuleiro de xadrez, como ofertapara o vencedor do torneio.

Estiveram presentes na actividade, entre outros, o Ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado, a Ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, e a Ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto.



Tags



+