Profissionais do futebol adaptado trabalham nos Coqueiros

     Desporto           
  • Luanda     Terça, 16 Novembro De 2021    20h03  
Pessoas com deficiência no desporto
Pessoas com deficiência no desporto
Marcelino Camões

Luanda – Os atletas que evoluem na Turquia, João Chiquete e Catarino de Carvalho, trabalham desde hoje (terça-feira) nos Coqueiros, visando o Africano das Nações em futebol para amputados, a disputar-se de 25 de Novembro a 5 de Dezembro, em Dar-es-Salaam, Tanzânia.

Em Luanda desde a semana última, os atacantes seguem um programa de treino elaborado pela equipa técnica nacional que privilegia a resistência, para em seguida integrarem o colectivo a partir de quinta-feira, um dia antes do fim do estágio que se efectua na província de Benguela.

Sobre a capacidade desportiva dos dois atletas, particularmente, Cheto adiantou à ANGOP ser ainda prematuro pronunciar-se sobre o assunto, acrescentando que primeiro serão observados, já que estão há dois anos fora do país.

Actualmente a pré-selecção é composta por 14 jogadores, após a última triagem em que foram visados José João (ponta de lança), Rocha Manuel (defesa) e Marcelino Alfredo (médio).

Dia 20, a equipa técnica nacional vai escolher os 12 representantes do país para a prova continental, devendo serem excluídos um dos três guarda-redes e um jogador de campo.

Eis a lista actual de pré-convocados:

Guarda-redes:  Jesus Mateus (1 de Junho de Viana), Augusto Lilito (03 de Dezembro do Moxico) e Sebastião Canjuloca (Misto do Huambo)

Defesas: Celestino Elias (Misto do Huambo), Francisco Amaro (1 de Junho de Viana), Paciência Félix (Misto de Viana)

Médios: Laurindo Lucamba (Misto do Huambo), Hilário Kufula (Misto de Benguela) e Jesus Morais (1 de Junho de Viana) 

Avançados: José Candieiro (Misto do Huambo), Sabino António Joaquim (03 de Dezembro do Moxico), Pedro Vicente (Misto de Benguela), João Chiquete e Catarino de Carvalho (evoluem na Turquia).

A selecção nacional é a campeã em título, conquistado em 2019, em Benguela.





+