Quarenta e cinco anos de desporto angolano retratado em livro

     Desporto           
  • Luanda     Sexta, 20 Agosto De 2021    20h11  
“Momentos Sublimes do Desporto Angolano” lançado hoje
“Momentos Sublimes do Desporto Angolano” lançado hoje
Gaspar dos Santos

Luanda – Os feitos do desporto nacional no período de 1975-2020 são retratados numa obra literária intitulada “Momentos Sublimes do Desporto Angolano”, lançada esta sexta-feira, na Galaria dos Desportos, em Luanda.

A publicação, de 450 páginas, resultante de uma compilação de informações ao longo de 45 anos de Angola independente, é de autoria dos jornalistas António Ferreira "Aleluia” (já falecido), Arlindo Macedo e Silva Candembo.

Estas três referências do jornalismo desportivo nacional colocam no mercado, numa primeira fase, mil exemplares, comercializados a Kz 10 mil cada.

“Momentos Sublimes do Desporto Angolano” retrata os feitos de Angola desde a organização no país dos II Jogos da África Central, disputados de 20 a 30 de Agosto de 1981, nas províncias de Luanda, Huambo e Huíla. 

 Os êxitos no andebol feminino (14 vezes campeã africana), no basquetebol masculino (11 conquistas continentais), no basquetebol feminino (dois troféus africanos) e a estreia de Angola no Campeonato do Mundo de futebol, Alemanha`2006, são detalhados na obra, apadrinhada pelo Ministério da Juventude e Desportos.

Os resultados obtidos no desporto adaptado, com destaque para os feitos de José Sayovo, nas várias edições dos Jogos Paralímpicos, a conquista do Campeonato do Mundo e Africano pelo futebol para amputados merecem igualmente referência no livro de aturada pesquisa digital, oral e documental.

António Ferreira "Aleluia” (representado no acto por uma das filhas, Jessica Gonçalves), Silva Candembo e Arlindo Macedo são profissionais que marcaram (marcam) a uma geração do jornalismo nacional, sobretudo, ligados ao texto desportivo.

 Aleluia – Atleta e árbitro da modalidade de andebol, notabilizou-se nas Edições Novembro, onde se iniciou em 1981, chegando a exercer o cargo de Administrador Executivo.

Em 2015 venceu o prémio nacional de jornalismo na categoria de imprensa, numa caminhada que o colocou ainda como presidente da Associação de Imprensa Desportiva de Angola (AIDA) e secretário-geral adjunto da Associação Internacional da Imprensa Desportiva (AIPS) para a África.

Arlindo Macedo, considerado decano, foi criador do programa desportivo, bem como do conceito da Rádio-5, em 1993.

O radialista, que se iniciou em 1977, já foi assessor da Federação Angolana de Futebol e o responsável pela comunicação e imagem da Confederação Africana de Futebol.

Silva Candembo – profissional desde 1983, possui já três livros publicados. Os outros dois são, designadamente, “Breve história de Angola nos Afrobaskets`1980-2005" e "Petro-trajectória de um Gigante".

Foi vencedor do prémio Maboque de jornalismo`99 pela cobertura do Afrobasket.

Prestigiaram a actividade, a ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto, o secretário de Estado Para Políticas Desportivas, Carlos de Almeida, antigos ministros do pelouro, desigadamente, Marcos Barrica e Albino da Conceição José e a deputada à Assembleia Nacional, Odete Tavares.

Outras figuras do panorama desportivo nacional fizeram-se igualmente presentes, das quais, o director nacional dos desportos, Nicolau Daniel, Victorino Cunha (basquetebol), Cardoso de Lima (andebol), Valentim Domingos (voleibo), José do Amaral (andebol), Rogério Silva (olimpismo), Domingos Torres (olimpismo), professores de edução física e antigos praticantes.

  
 





+