Reclusos do Peu Peu beneficiam de material desportivo

     Desporto           
  • Cunene     Quarta, 10 Abril De 2024    17h14  
1 / 2
Acto de entrega de materiais desportivos ao reclusos do Peu-Peu/Cunene
Acto de entrega de materiais desportivos ao reclusos do Peu-Peu/Cunene
DR
2 / 2
Reclusos do estabelecimento prisional do Peu Peu/Cunene
Reclusos do estabelecimento prisional do Peu Peu/Cunene
DR

Ondjiva – Um kit de material desportivo foi entregue, esta quarta-feira, aos reclusos do estabelecimento prisional do Peu Peu, no município de Ombadja, província do Cunene, com vista à massificação da prática desportiva junto da população penal.

Trata-se de 50 pares de equipamentos e quatro bolas, para o futebol e basquetebol, entregues no âmbito da jornada Abril Jovem, pelo Gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto do Cunene.

Na ocasião, o director do Gabinete da Juventude e Desporto do Cunene, Nelson Ndemulikuata, referiu que a entrega do material visa incentivar a prática de actividades recreativas dos reclusos nos tempos livres.

“Durante a nossa estada interagimos com a comunidade prisional, na sua maioria são jovens, e ouvimos os seus anseios, na qual despertamos a comportar-se de melhor forma para quando terminar o período de reeducação serem reintegrados na sociedade”, disse.

O responsável sublinhou que estar preso não significa o fim da vida, mas uma disciplina, citando o exemplo de Nelson Mandela, que ficou detido 27 anos, e quando foi libertado tornou-se Presidente da África do Sul.

Nelson Ndemulikuata apelou os reclusos a manterem a esperança no cumprimento das penas, mas primeiro devem evitar agir de forma negativa e se arrependerem dos erros do passado.

Por sua vez, o director adjunto do Serviço Prisionais no Cunene, superintendente prisional, Francisco Lemos, enalteceu a iniciativa, que vai permitir a inclusão de mais reclusos na prática do desporto que é benéfico para a saúde.

Já o recluso Celestino Tomás, manifestou-se satisfeito com os equipamentos que muita falta faziam, quando realizam jogos duas vezes por semana, em forma de ressocialização.

O estabelecimento conta actualmente com duas equipas formadas, sendo uma de futebol e outra de basquetebol.

A penitenciária do Peu Peu, segundo maior centro prisional da região sul do país, situa-se a 130 quilómetros da cidade de Ondjiva, e a sua população penal actual é de mil e 312 reclusos,  entre condenados e em regime preventivo. PEM/LHE/VAB

 





Notícias de Interesse

PAN envia condolências ao parlamento cabo-verdiano

Segunda, 13 Maio De 2024   21h10

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+