Reconhecimento do PR e derrota do Petro na semana   

     Desporto           
  • Luanda     Domingo, 22 Outubro De 2023    20h16  
Jogo entre Petro e Mamelodi Sundowns/arquivo
Jogo entre Petro e Mamelodi Sundowns/arquivo
Nelson Malamba - ANGOP

Luanda - O reconhecimento de resultados satisfatórios de Angola nas competições africanas e mundiais, pelo Presidente da República, João Lourenço, marcou a semana desportiva no país, que também viu a derrota do Petro de Luanda para o Mamelodi da África do Sul, por 0-2, em jogo da primeira “mão” da Liga Africana de Futebol.  

Sobre o dignitário do país, numa mensagem sobre o Estado da Nação, por ocasião da Sessão Solene de Abertura do Ano Parlamentar 2023-2024 da V Legislatura, apontou, igualmente, como ganho, o aumentou do número de praticantes desportivos e de actividade física.

O Chefe de Estado destacou ainda o fomento do desporto nas comunidades, bem como o processo de resgate dos Jogos Tradicionais. Ao falar da situação económica, política e social do país, João Lourenço disse existir um aumento exponencial do número de competições nacionais em várias modalidades e escalões.

Referiu-se ainda sobre o crescer da representatividade do género feminino nas diferentes modalidades e escalões bem como a melhoria da classificação nos Jogos da Região V, entre outros.

Quanto ao futebol, na partida de estreia da nova prova da CAF, disputada no Estádio 11 de Novembro, em plena capital do país, o campeão angolano foi incapaz de evitar o desaire de duas bolas a zero, iniciando da pior forma a Liga continental.       

Os golos dos sul-africanos foram marcados na segunda parte por Marcelo Bravo (68 minutos) e Masseko (81`), depois de na primeira os “tricolores” terem falhado várias oportunidades, incluindo um penálti, defendido pelo guarda-redes Williams. O jogo da segunda mão disputa-se na próxima terça-feira (24), em Pretória (África do Sul).

Ainda da modalidade, o empate a zero bolas da Selecção Nacional diante da congénere da RDC, no estádio do Bonfim, na cidade portuguesa de Setúbal, em jogo amistoso da data FIFA.

Este é o terceiro desafio amistoso desde que os angolanos se qualificaram para a 34ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN’204), a disputar-se de 13 de Janeiro a 11 de Fevereiro.

A divulgação do inicio da 46ª edição do Campeonato Nacional (Girabola2023/24), para o dia 28 deste mês, após dois sucessivos adiamentos, feito pela Federação (FAF), também um dos registos.   

Segundo o documento do órgão reitor, que valida o sorteio já realizado, o grupo Escolinha Issac de Benguela ficará de fora do campeonato, por não ter apresentado prova de capacidade financeira.

O ciclismo, igualmente fez eco, em que Dário António, dos Amadores Ciclo Turístico (ACT), conquistou a II edição da Volta a Angola "Pepino`2023", em estrada, que decorreu em cinco províncias do país.

O novo campeão destrona Igor Silva. Na segunda posição da Volta a Angola, ficou Mário de Carvalho (Petro de Luanda) e na terceira, Zeferino Epalanga (do ACT).

A Volta a Angola, que homenageia Alberto Silva Pepino, teve a participação de 140 atletas. Evoluíram também as equipas do Cabo Verde, Zimbabwe, São Tomé e Príncipe e República Democrática do Congo.

A prova passou pelas províncias do Huambo, Benguela, Cuanza Sul, Zaire, Bengo e Luanda.

No andebol, a marcação de uma conferência internacional, com o objectivo de recolher contributos para o desenvolvimento da modalidade a curto e longo prazo, de 9 a 10 de Novembro, em Luanda, numa organização da Federação Angolana (FAAND).

Sob o lema ‘’Visão 2030 –Olhar o Futuro Rumo a Excelência’’ , o evento foi apresentado, em Luanda, em conferencia de imprensa pelo presidente da FAAND, José do Amaral Júnior ‘’Maninho’’.

O dirigente federativo não indicou as entidades que participarão neste certame, mas informou que contará com presenças confirmadas de alguns especialistas nacionais, africanos, de Portugal e Espanha.

No basquetebol, o Interclube e 1º de Agosto jogam a 17 de Novembro, na abertura do Campeonato Nacional sénior masculino, no primeiro clássico da maior prova da modalidade em Angola "Unitel Basket", após o sorteio realizado na província de Benguela, que ditou ainda o desafio entre Petro de Luanda (campeão em título) - Casa do Pessoal do Porto do Lobito.

Por outro lado, o Misto do Huambo derrotou a congénere de Benguela (campeão em título), no arranque da II edição do Campeonato Nacional de basquetebol sénior feminino em cadeira de rodas.

No jogo de destaque da ronda inaugural, testemunhado pela governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, o Misto Local venceu, por 14-5.

A prova, que se realiza pela segunda vez nesta província e cujos jogos decorrem no pavilhão multiusos Osvaldo Serra Van-Dúnem, no interior da cidade do Huambo, conta, igualmente, com a participação de oito equipas, mais duas que na primeira edição, em 2022. VAB





+