Resenha desportiva: Conquista da taça e convocatória dos Palancas em destaque

     Desporto           
  • Luanda     Domingo, 17 Março De 2024    19h39  
1º de Agosto vence final da taça de Angola basquetebol sénior feminino
1º de Agosto vence final da taça de Angola basquetebol sénior feminino
Domingos Cardoso - ANGOP

Luanda – A conquista da Taça de Angola em basquetebol sénior feminino pelo 1º de Agosto e a convocatória da Selecção Nacional de Futebol de honras, estão entre os principais destaques do noticiário desportivo divulgado ao longo da semana finda.

A formação militar, tecnicamente orientada por Paulo Macedo, derrotou na final disputada no pavilhão principal da Cidadela, em Luanda, o Interclube, por 62-53.

Este é  o 16º troféu conquistado pelo 1º de Agosto, contra nove das polícias, vencedoras da edição passada.  

Ainda da bola ao cesto, foi noticiado que o Petro de Luanda perdeu  para o Cape Town Tigers, da África do Sul, em Pretória, por 78-84, no jogo de despedida da Conferência Kalahari da Liga Africana de Basquetebol, que decorreu naquele país.

Enquanto isso, os jogadores David Carmo, do Olympiakos da Grécia, e Walter Monteiro, do Sagrada Esperança, são os estreantes da convocatória da Selecção Nacional de futebol, para o duplo compromisso da data FIFA, divulgada pelo treinador Pedro Gonçalves.  

 

 

Entre as novidades, realce também da integração de Elliot Simão, do Al Quaisoma da Arábia Saudita, e alguns regressos, visando os jogos amistosos dos Palancas Negras, diante das congéneres de Marrocos, em Casa Blanca, no dia 22 deste mês, e das Ilhas Comores, no dia 25.

Mereceu igualmente destaque, a realização da Assembleia-geral ordinária da Federação Angolana de Futebol (FAF), na província do Uige, que deliberou, entre outros pontos, a aposta na formação de jogadores, treinadores e árbitros, melhoria dos critérios de transferência de atletas e de inscrições nos campeonatos nacionais e internacionais.

Ainda do desporto ‘’rei’’, o Petro de Luanda assumiu a liderança do Campeonato Nacional de futebol "Girabola2023-24" ao vencer a Académica do Lobito, por 2-1, em jogo de acerto à 6ª jornada.

Os campeões nacionais ascendem ao primeiro posto, com 34 pontos, enquanto os académicos da província de Benguela estão no 9º lugar, com 16 pts.  

 

Os ''petrolíferos'' beneficiaram do empate (1-1) consentido pelo então líder, Desportivo da Lunda- Sul, em Saurimo, diante do Sagrada Esperança da Lunda-Norte, também para acerto a mesma ronda.

Soube-se, igualmente, que a Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) anunciou o aumento de 24 para 48 selecções para o Campeonato do Mundo de Sub-17, marcado para 2025, no Qatar.

De acordo com uma comunicação da FIFA, o evento de jovens terá, também, uma periodicidade anual, ao invés de bianual como até então.

Também foi noticiado do falecimento do antigo futebolista do Clube Desportivo 1º de Agosto e da Selecção Nacional, Zeca Lopes, vítima de doença.

Enquanto isso, a Selecção Nacional de lutas conquistou duas medalhas de prata e uma de bronze, na estreia no Campeonato Africano, que decorre na cidade do Cairo (Egipto).

Em masculinos, Makaya Nsumbo katendi, na categoria de 51kg, em  cadetes, arrebatou uma de prata, em Luta Livre, e outra de bronze, no estilo greco-romana.

Já em femininos, Josette Mavungo foi prata, também em luta livre.

Por seu lado, cerca de 600 sócios do 1.º de Agosto, presentes na Assembleia-geral extraordinária “chumbaram” o relatório e contas do exercício económico de 2023-24.

Apresentado pelo elenco cessante, liderado por Carlos Hendrick, presidente de direcção, o relatório e contas não mereceu a aprovação dos participantes no conclave, orientado pelo presidente da Mesa da Assembleia-geral, o General Altino dos Santos.

 

 

Contudo, o candidato da lista B à presidência do Clube das Forças Armadas Angolanas (FAA), Gouveia de Sá Miranda, defendeu a racionalização financeira para recolocar o clube no seu melhor nível organizativo e competitivo.

Apresentando o seu programa para o quadriénio 2024-2028, em caso de vitória no pleito do próximo dia 30, afirmou estar a colectividade a viver insuficiências organizativas e uma gestão débil, refletindo-se isso nos resultados desportivos.  

FN

 





+