Resenha Desportiva: Segundo lugar do CAN de futsal no destaque da semana

     Desporto           
  • Luanda     Domingo, 21 Abril De 2024    22h02  
Selecção Nacional de futsal
Selecção Nacional de futsal
DR

Luanda – A conquista da medalha de prata do Campeonato Africano das Nações de futsal disputado no Reino de Marrocos, é o principal destaque do noticiário desportivo divulgado ao longo da semana finda.

A Selecção Nacional sénior masculina perdeu na final diante da similar de Marrocos, por 1-5 e tornou-se na vice-campeã africana.

Angola apurou-se igualmente para a 10ª edição do Campeonato do Mundo a decorrer no Uzbequistão, entre os dias 14 de setembro e 6 de Outubro do ano em curso, assim como o Marrocos e a Líbia.

Trata-se da quarta participação de Angola num evento do género, depois da presença nas edições da Líbia 2008, África do Sul (2016) e Marrocos (2020). Nesta última, conquistou a medalha de bronze (terceiro lugar).

No andebol, o 1º de Agosto conquistou em Oran Argélia), a Supertaça Africana de andebol sénior feminino, ao derrotar o Petro de Luanda, por 31-28, em jogo da final. 

 

Ainda da modalidade, as equipas do Petro de Luanda e do 1º de Agosto em seniores femininos competem na Taça Africana dos Clubes Vencedores das Taças que decorre também naquele país do norte do continente.

Na natação, destaca-se da integração da fundista Rafaela Santo, que actua nos Estados Unidos da América, na preparação da Selecção Nacional da modalidade, visando o Campeonato Africano absoluto, de 30 deste mês a 5 de Maio, na piscina de Alvalade.

Já integram a Selecção Nacional, os nadadores Djamel Pires, Enzo Anjos, Sebastião Vika, Luyane Costa, David Padre, José Cochofel, Janel Tati,Yano Elias, Nyriam Morias, e Rhanya Santo.

O grupo fica completo no dia 27 deste mês, com a chegada de Lia Lima, Nhara Fernandes, Maria Freitas e Carlota Silva, que actuam em Portugal, Henrique  Mascarenhas, na Inglaterra, e Salvador Gordo, proveniente da Escócia.

No Campeonato Nacional de futebol da I divisão (Girabola’2023/24) destaca-se das goleadas registadas nos jogos Académica do Lobito/Petro de Luanda (0-4), Clube Recreativo União de Malanje/Recreativo do Libolo (0-4) e Sagrada Esperança da Lunda-Norte/Desportivo da Lunda-Sul (4-1).

No desporto de lutas, pelo menos 100 atletas, árbitros e técnicos de taekwondo terminaram na cidade do Huambo, uma formação sobre metodologias de treinamento desportivo, para a graduação do I ao V Dan, numa iniciativa da Federação Angolana da modalidade.

Enquanto isso, Depois de oito meses, a equipa de futebol do Sagrada Esperança da Lunda-Norte voltou a utilizar o seu estádio, na cidade do Dundo, oito meses depois das obras de reabilitação.

O recinto não albergava jogos desde Agosto de 2023, devido às obras de melhoria do balneário, troca de alguns assentos nas bancadas, substituição total da relva e requalificação dos bancos de suplentes.

 

Por outro lado, O ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, constatou em Caxito (Bengo), as obras do Complexo Desportivo “José Sayovo”, tendo-se regozijado com o nível de execução em 52 por cento.

Foi igualmente noticiado, que as obras do novo estádio de futebol do Uíge, em construção desde Abril de 2023, no município sede da província, estão a 45 por cento de execução física,
Enquanto isso, o ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, afirmou estar em estudo, um plano para apoio aos antigos desportistas que se destacaram ao serviço das Selecções Nacionais.

FN





+