Responsável apela à imparcialidade dos árbitros de futebol

     Desporto           
  • Bié     Sábado, 15 Julho De 2023    08h51  
Director do gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos na província do Bié, Afonso Belo Sanguvila
Director do gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos na província do Bié, Afonso Belo Sanguvila
Jilmar Chitondua-ANGOP

Cuito - O director do gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos no Bié, Afonso Belo Sanguvila, apelou, sexta-feira à noite, aos árbitros de futebol a manterem o princípio da imparcialidade, para não comprometer o resultado dos jogos.

O responsável, que falava no acto de encerramento do primeiro curso de formação de monitores e actualização dos comissários de futebol, disse que, nos últimos campeonatos, tem se assistido algumas partidas, em que o árbitro se torna a figura de jogo, com uma actuação tendenciosa que, certa das vezes, acaba por influenciar no resultado final.

Está prática, segundo Afonso Belo Sanguvila, em nada contribui no desenvolvimento do futebol, visto que a mesma constitui uma festa quando estiver a decorrer.

Por sua vez, o formador Idoluviz Dias referiu que o Conselho Central de Árbitros da Fed4ração Angolana de Futebol tem realizado formações do género, na perspectiva de uniformizar os critérios ligados com as leis do “desporto rei”.

Afirmou que a formação poderá contribuir no melhoramento da qualidade do futebol praticado nesta parcela do país, para além de facilitar a descoberta de novos talentos.

Amós Paulo, um dos comissários participantes na acção formativa, em nome dos, assegurou aplicar, na íntegra, os conhecimentos adquiridos, com vista a promoção do desenvolvimento da modalidade e, sobretudo, salvaguardar a harmonia entre os clubes.   

Em cinco dias, os formandos, sendo 22 monitores e seis comissários, aprenderam matérias ligadas à actualização das leis de jogo, vídeo análise teste, preenchimento de relatório do comissário, metodologia de ensino, vídeo análise, análise de jogo e vídeo, exercício prático no campo, avaliação, treinamento e técnicas de corrida para os árbitros e seus assistentes, trabalho individual, entre outros. AS/BAN/ALH

 

 

 





Notícias de Interesse

+