Restos mortais de António Guimarães repousam na Sant'Ana

     Desporto           
  • Luanda     Sexta, 16 Abril De 2021    14h33  
Basquetebolista António Guimarães faleceu
Basquetebolista António Guimarães faleceu
Divulgação

Luanda - O antigo basquetebolista António Guimarães “Toy” foi a enterrar nesta sexta-feira, no cemitério da Sant'Ana, em Luanda, numa cerimónia que contou apenas com a presença de familiares, amigos e antigos praticantes.

O primeiro capitão da Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol faleceu na segunda-feira, aos 71 anos de idade, vítima de doença, na clínica Girassol. 

Toy Guimarães, de 1,96 metros, defendeu as cores de Angola nos Campeonatos Africanos das Nações, Afrobasket´1980, disputado na cidade de Rabat, Marrocos, e em 1981, em Mogadíscio, Somália. 

O antigo poste notabilizou-se pela raça que impunha na disputa pela posse da bola debaixo das tabelas, fundamentalmente contra atletas de maior compleição física.

Jogou ao lado de Gustavo da Conceição (actual presidente do Comité Olímpico Angolano), Carlos Cunha, Fernando Barbosa "Barbosinha” e Mário Octávio (já falecido).

A carreira de desportista teve início no Sport Luanda e Benfica, onde se sagrou duas vezes campeão nacional.  

Foi igualmente campeão pelo FC Luanda e pela TAAG (actual ASA), evoluindo ainda pelos Leões de Luanda e Petro de Luanda, onde terminou a carreira.  

António Guimarães é irmão dos também ex-basquetebolistas José Carlos Guimarães, Arnaldo Guimarães, Chinda Guimarães e Nelinho Guimarães. 



Tags



+