Revalidação Agostina africana marca semana desportiva

     Desporto           
  • Luanda     Domingo, 08 Outubro De 2023    20h02  
Equipa de andebol do 1° de Agosto
Equipa de andebol do 1° de Agosto
DR

Luanda - A revalidação da Taça dos Clubes Campeões Africanos de andebol feminino pelo 1º de Agosto, em Brazzaville (Congo), a derrota da Selecção Nacional de futebol na Taça Cosafa, na África do Sul, marca a semana desportiva do país, em que o Tribunal de Luanda repõe a equipa do Kabuscorp na disputa do Campeonato da 1ª divisão (Girabola2023/24).        

No andebol, a formação “militar” angolana conseguiu o feito, ao vencer na final, o Petro de Luanda, do mesmo país, por escassos 28-26, após vantagem de 16-11, no intervalo.

Este é o oitavo troféu das "rubro-negras", sendo a segunda equipa mais titulada do continente, depois da “petrolíferas”, com 19 títulos.

Também fez eco, os preparativos do Torneio Pré-Olímpico, que inicia quarta-feira, em Luanda, com a garantia de verbas pelo Estado angolano, e ausência da guarda-redes Teresa Almeida “Bá” e regresso da lateral Azenaide Carlos, na convocatória da Selecção Nacional. 

Divulgada, na capital do país, na lista do treinador Vivaldo Eduardo, fazem parte dezoito jogadoras, sendo o Clube 1º de Agosto, em grande maioria, com oito. Angola defronta, na estreia quarta-feira, a similar do Senegal, quinta-feira mede forças com o Congo e encerra diante dos Camarões, dia 14.

Em relação ao futebol feminino, depois de uma estreia com goleada de 5-0 sobre Comores, Angola perdeu na prova da Região Austral do continente (Taça COSAFA), diante da Zâmbia, por 1-3, em jogo da segunda jornada, disputado no estádio Dobsonville, da cidade sul-africana de Pretória.

Assim, o conjunto angolano baixa, provisoriamente, para a segunda posição do grupo B, com três pontos, enquanto que a Zâmbia lidera a série, com quatro (4).

Sobre o Kabuscorp do Palanca, a Terceira Secção do Cível e Administrativo do Tribunal Provincial de Comarca de Luanda suspendeu a deliberação do Conselho Jurisdicional da Federação Angolana de Futebol (FAF) após providência cautelar apresentada pelo clube. 

Com esta decisão, a FAF não pode executar a deliberação do Conselho Jurisdicional (CJ) que decidiu pelo rebaixamento à segunda divisão do clube do Palanca, habilitando-o a participar no 46º Campeonato Nacional “Girabola2023-24”.

Agora, como próximo passo, o Kabuscorp do Palanca deverá dar entrada da acção principal em que vai ser discutido o mérito da causa, ou seja, é na acção principal que se vai decidir sobre todas as questões substantivas do processo.

O documento refere que o presidente da colectividade, Bento Kangamba, foi igualmente despenalizado, até decisão definitiva, depois de o CJ ter mantido a suspensão de quatro anos de toda actividade desportiva, por alegado envolvimento no suposto caso de corrupção.

Ainda da modalidade, a conquista pelo Petro de Luanda (campeão nacional), no estádio de Ombaka, em Benguela, da Supertaça de Angola, ao vencer a Académica do Lobito, por 1-0, competição de abertura da época desportiva de 2023/24. 

O único golo do encontro, apitado pelo árbitro internacional, João Goma, foi marcado pelo capitão Tiago Azulão (penalte), aos 80 minutos. O Petro da capital destrona o Desportivo da Huila, vencedor da edição anterior deste troféu.

Igualmente, o sorteio das equipas angolanas nas Afrotaças, em que o Petro figura no grupo C da Liga Africana dos Clubes Campeões, onde entre os três adversários, destaca-se o Esperance de Tunis, tetra campeão.  Os primeiros jogos desta fase disputam-se entre  24 e 25 de Novembro.

Na Taça CAF, o Sagrada Esperança da Lunda Norte defronta o Zamalek do Egipto, em jogo inaugural da fase de grupos da Taça da Confederação Africana, em 24 ou 25 de Novembro próximo.

A Académica do Lobito, ficou no grupo C com o River United (Nigéria), Club African (Tunísia) e Dream FC (Senegal). O USM da Argélia é o detentor do título.

Além da preparação da Volta Angola em Ciclismo, prova em homenagem ao antigo e falecido atleta Alberto Silva “Pepino”, que passará por varias províncias do país, os sete dias foram assombrados pela morte, por doença, do ex-dirigente do Clube 1º de Maio de Benguela, Rui Araújo, aos 88 anos de idade. VAB





+