Revalidação do Girabola à vista no 22 Junho

     Desporto           
  • Luanda     Sábado, 13 Maio De 2023    09h10  
Petro de Luanda defronta Interclube em jogo de possível consagração
Petro de Luanda defronta Interclube em jogo de possível consagração
Francisco Miúdo - ANGOP

Luanda - A 29 ª jornada do Campeonato Nacional de futebol “Girabola2022-23“ pode consagrar campeão o Petro de Luanda, sendo um empate bastante diante do Interclube, às 15h30 de domingo, no estádio 22 de Junho.

Com 66 pontos na liderança e a realizar o seu último jogo da prova, por imperativo de calendário, o Petro  encontra um adversário com 49 pontos, que luta pela conservação da terceira posição de acesso à Taça da Confederação.

Trata-se de um “derby“ de campeões, sendo que os tricolores somam 16 títulos contra dois dos polícias.

Na primeira volta, a vitória coube ao Petro de Luanda, por 2-1, em jogo disputado no estádio 11 de Novembro.

Depú, aos 75 minutos e Tiago Azulão, aos 83´, marcaram pelos tricolores, enquanto Calebi Yanda, aos 42´, descontou para os polícias.

Um empate colocaria o Petro com 67 pontos e mesmo não jogando na última jornada (30ª) já não poderá ser alcançado pelo mais directo opositor na luta pelo “caneco“, o 1.º de Agosto, segundo com 60 pts.

Os “militares“ jogam em Benguela com o Wiliete, no estádio de Ombaka. Em caso de triunfo totalizará 63 pontos e ainda que volte a vencer na derradeira ronda frente ao Interclube chega apenas aos 66 pts, contra 67 dos “tricolores“.

O jogo de domingo com o Williete, equipa sensação do presente Girabola, não será uma deslocação fácil, ainda mais porque se abre a hipótese de o adversário obter uma das vagas nas afrotaças, tal como o Inter e Sagrada Esperança.

O Sagrada da Lunda Norte, quarto classificado 49 pts, que jogará à porta fechada por castigo federativo, recebe a Académica do Lobito, 7º colocado, com 35 pontos.

Na cidade do Luena, o Bravos do Maquis, 6º com 36 pts, recepciona o Sporting de Cabinda, 12º com 23.

No estádio 4 de Junho, na cidade do Uige, o Santa Rita de Cássia defronta o Recreativo do Libolo, ambos já com a permanência garantida.

Os uigenses, na 8 ª posição, com 35 pontos, terão pela frente o seu seguidor directo, com 33 pts.

Os Libolenses, tetracampeões nacionais (2011, 2012, 2014 e 2015) têm vindo a decair nos últimos anos ficando sempre de fora dos lugares de pódio.

O Desportivo da Huíla, com uma temporada atípica, 10º com apenas 29 pontos, enfrenta o Desportivo da Lunda Sul, na posição seguinte, com menos um ponto.

Entre os despromovidos, jogam Isaac de Benguela-As Dragão do Uíge, com os benguelenses na 14ª posição, com 16 pts, a recepcionar o 15º, com apenas nove.

Os jogos destas duas últimas jornadas serão disputados em simultâneo, a partir das 15h30.WR/MC

 





Notícias de Interesse

+