Sagrada Esperança melhora posição da época passada

     Desporto           
  • Lunda Norte     Quarta, 20 Março De 2024    12h25  
Equipa do Sagrada Esperança
Equipa do Sagrada Esperança
Domingos Cardoso - ANGOP

Dundo – Com uma derrota, quatro empates, nove vitórias, vinte golos marcados e cinco sofridos, o Sagrada Esperança terminou a primeira volta do Campeonato Nacional de Futebol “Girabola’2023/24” na terceira posição, a três pts do líder Petro de Luanda, superando os registos da época passada, em que ficou no quinto lugar com 27 pts.

Por comparação, na temporada passada, ao fim de 15 jogos o Sagrada somava oito vitórias, três empates e dez derrotas, tendo marcado 23 golos e sofrido dez.

Nesta época, sob comando técnico de Roque Sapiri, que regressou ao clube em Julho de 2023, após um longo período de formação no exterior do país, o Sagrada Esperança é, até ao momento, a segunda defesa menos batida na prova (cinco golos sofridos), superada pelo Desportivo da Lunda-Sul (2º/33 pts), com quatro tentos consentidos.  

Os erros cometidos na época passada, com a contratação de jogadores estrangeiros e uma equipa técnica portuguesa, cujo retorno desportivo na primeira volta foi negativo, obrigando a um resgate de emergência de Francisco Moniz para “salvar” a equipa de uma eminente pior classificação dos últimos cinco anos, permitiram a uma reestruturação profunda no clube, comandada pelo antigo seleccionador Oliveira Gonçalves.

A reestruturação na estrutura técnica do clube, permitiu os regressos de Roque Sapiri, (técnico principal), Francisco Moniz (adjunto), Lebo Lebo (adjunto) e Rui Oliveira (preparador físico), para o resgate da mística do grémio da Lunda-Norte, cujos resultados até ao momento, demonstram a ambição da conquista do terceiro título e o regresso à Liga dos Clubes Campeões Africanos.

Apesar de algumas debilidades no ataque e jogando fora do Dundo, a equipa está notoriamente mais forte esta época, sobretudo na defesa, com o regresso do guarda-redes Landu Langanga, aquisições de Dabanda, Fabrício, Dialoh, Alexandre, jogadores fundamentais na ‘espinha dorsal' da equipa.

Regresso ao Dundo

Apesar do atraso das obras de reabilitação do Centro de estágio, a direcção do Sagrada Esperança está a trabalhar para que na segunda volta, a equipa volte a jogar no Dundo.

Segundo apurou a ANGOP, com o Centro de Estágio em obras, a direcção encontrou uma alternativa para alojar os atletas não residentes, estando a mobilar alguns apartamentos na Centralidade do Mussungue.

Em relação ao Estádio Sagrada Esperança, a ANGOP sabe que o técnico Roque Sapiri, visitou terça-feira, o recinto, para constatar o grau de execução da requalificação da infra-estrutura e o estado da relva que foi substituída.

De acordo com uma fonte do clube, o técnico pediu à direcção do clube no sentido de pressionar os empreiteiros para acelerar as obras, para que a equipa realize os jogos da segunda volta no Dundo.

O Estádio Sagrada Esperança está em obras desde Agosto de 2023. HD 





Notícias de Interesse

+