Sagrada volta à ”Champions” 15 anos depois

     Desporto           
  • Luanda     Sexta, 10 Setembro De 2021    14h00  
Sagrada Esperança domina 11 do ano (Arquivo)
Sagrada Esperança domina 11 do ano (Arquivo)
Antonio Escrivão

Luanda - Quinze anos depois da estreia, em 2006, o Sagrada Esperança da Lunda Norte volta a disputar a Liga dos Clubes Campeões Africanos de futebol, quando defrontar, às 15h00 de sábado o FC Platinum do Zimbabwe.

 A disputar-se no estádio dos Coqueiros, em Luanda, o jogo conta para a primeira "mão" das eliminatórias de acesso à fase de grupos.

Os diamantíferos estrearam-se nesta prova, sob a égide da Confederação Africana de Futebol (CAF), após a conquista do primeiro título no Campeonato Nacional (Girabola2005), sob orientação do treinador Mário Calado.

Na altura, a colectividade fora afastada na primeira eliminatória no Estádio da Cidadela, em Luanda, apesar de ter ganho, por 2-1 (golos de Fefé e Sotto Maior), devido à derrota volumosa sofrida, em Windhoek, frente ao Civics, por 0-4, na primeira "mão".

Hoje, liderados tecnicamente pelo antigo jogador, Roque Sapiri, os lundas almejam à fase de grupos  da ”Champions”, justificando o estatuto de tomba gigante do Girabola2020-21, onde ultrapassaram os eternos candidatos ao título, o Petro e o 1º de Agosto.     

Para o êxito esperado, os campeões nacionais realizaram a preparação da época na província da Huíla e Benguela, sendo que a última etapa decorreu em Luanda.  

Para “atacar” a próxima época Roque Sapiri reforçou o plantel com seis jogadores, com destaque para os médios ofensivos Carlinhos, Manguxi, Lomalisa (lateral) e dois atletas senegalês, que por razões administrativas e migratórias não estão ainda no país.

Na condição de anfitriã, o Sagrada realizará os jogos no estádio dos Coqueiros, por orientação da Confederação Africana, devido a não melhoria de alguns sectores do estádio do Dundo, deixadas por altura da sua certificação.

Sobre o adversário, o FC Platinum do Zimbabwe, que marcou a sua estreia na Liga, em 2012, efectua hoje, às 15h00, o treino de adaptação e reconhecimento ao relvado dos Coqueiros.

A comitiva do  campeão zimbabueano, desde quinta-feira, em Luanda, é composta por mais de 25 elementos, entre atletas e oficiais.

Quanto aos outros representantes angolanos nas afrotaças, o Petro de Luanda defronta o Fovu Club de Baham, no domingo, às 15h30, no estádio Omnisports, nos Camarões, para a primeira "mão" também da Liga dos Campeões.

O Interclube enfrenta no mesmo dia o Mafunzo FC de Zanzibar, no Estádio Vennue Amaan, na Tanzânia, em jogo da preliminar de acesso à fase de grupos da Taça da Confederação.

O 1º de Agosto está isento desta etapa inicial.





+