São Salvador reparte pontos com Sporting de Cabinda

     Desporto           
  • Zaire     Domingo, 28 Abril De 2024    20h47  
Equipa do São Salvador do Zaire
Equipa do São Salvador do Zaire
DR

Mbanza Kongo – O São Salvador do Kongo repartiu, este domingo, no estádio Álvaro Buta, em Mbanza Kongo, província do Zaire, pontos com o Sporting de Cabinda, ao empatar por uma bola, em jogo da 22ª jornada do Girabola2023/2024.

As duas equipas entraram pressionando, mas com maior pendor atacante para o São Salvador, que aos oito minutos abriu o marcador com o golo de remate de Coxi, após beneficiar de um passe do Silva, na grande área do clube que veio da província mais ao norte do país.

Aos 12 minutos, a agremiação de casa estava prestes a dilatar o resultado, se o David não desperdiçasse uma soberana oportunidade no reduto do Sporting de Cabinda.

Na tentativa de mudar o resultado, aos 21 minutos, o treinador do Sporting de Cabinda, Abel da Conceição, operou mexidas no 11 inicial, tirando Tigana e Moisés, e nos seus lugares, colocou Dax e Xavier.

Fruto dessas substituições, os “Leões do Norte” reagiram favoravelmente, violando sistematicamente a grande área da equipa comandada por Finda Mozer.

E, aos 28 minutos, num chute muito forte a partir da grande área do clube oponente, Chinote restabeleceu a igualdade, resultado com que terminou a primeira parte do jogo.

Na segunda parte, as jogadas foram mais calculistas, com as equipas a explorarem mais as alas, na tentativa de desempatar a partida e conseguir mais três pontos nesta segunda fase do Campeonato Nacional de futebol.

Mas, foi o São Salvador que, insistentemente, ameaçava o reduto do adversário, com ataques e remates sistemáticos à baliza defendida por Muler.  

Aos 77 minutos, Silva, viu o poste da baliza a negar-lhe o golo de desempate e quiçá da vitória, após um forte remate à baliza do Sporting.

Seis minutos depois, o mesmo Silva atirou para o travessão, quando eram decorridos 83 minutos do tempo regulamentar.

Contas feitas, o São Salvador do Kongo desperdiçou, só na segunda parte do jogo, cinco oportunidades que lhe dariam vitória nesta partida entre vizinhos separados pelo mar.

Com este resultado, o São Salvador mantém-se na décima posição, com 22 pontos, ao passo que o Sporting de Cabinda continua no 12º lugar, com 16 pontos.

Esta é a segunda vez que as duas equipas que lutam pela manutenção no Girabola empatam com os mesmos tentos (1-1).

Pronunciamento dos técnicos

Para Finda Mozer, do São Salvador, faltou eficácia na finalização, já que a sua equipa tinha muitas oportunidades para visar a baliza adversária.

“No segundo tempo, a equipa entrou muito bem depois de algumas substituições, mas não fomos felizes na finalização. Vamos continuar a trabalhar para os próximos desafios”, referiu Finda Mozer.

Por sua vez, o técnico do Sporting de Cabinda, Abel da Conceição, considerou negativo o resultado final (1-1), frisando que o seu clube almejava somar três pontos para “fugir” da posição (14º/16pts) em que se encontra da tabela classificativa do campeonato nacional de futebol.

“Estamos a encarar todos os jogos como se fossem uma final, tendo em conta a posição que ocupamos no Girabola. E ninguém joga a final para perder ou empatar”, enfatizou.

Abel da Conceição atribuiu também o empate da sua equipa ao cansaço dos seus jogadores que por terra estão a “rasgar” a região norte do país.

“Viemos de Luanda, mas antes escalamos a cidade do Uíge e amanhã seguiremos para a província de Malanje, por terra”, ressaltou. DMN/JL





+