São Silvestre de memória ao Papa em Luanda desde 1954   

     Desporto           
  • Luanda     Sábado, 30 Dezembro De 2023    10h07  
66ª edição do São Silvestre Luanda.
66ª edição do São Silvestre Luanda.
Nelson Malamba - ANGOP

Luanda - A corrida pedestre de fim-de-ano “São Silvestre” foi instituída pela Igreja Católica, em memória ao Papa com o mesmo nome, natural de Roma (Itália), que governou no período de 314 a 315 depois de Cristo e morreu no dia 31 de Dezembro.

Devido aos seus feitos em defesa da fé, além de ter construído as basílicas de São Pedro, a lateranense, que se tornou residência dos papas, a Igreja Católica escolheu a data da sua morte para canonizá-lo.

Das manifestações em torno da morte do Santo Papa, destaca-se a prova pedestre, aberta a todos os cidadãos, numa homenagem que começou em Roma, mas que se estendeu pelo mundo, tornando-se na corrida mais popular ao longo dos tempos.

Em Angola, a prova começou a disputar-se em 1954, porém em 1985 passou a designar-se Demósthenes de Almeida, em memória ao impulsionador do atletismo nacional, Demósthenes de Almeida Clington. Em 2002 passou a chamar-se novamente São Silvestre.

Inicialmente com carácter nacional, a sua internacionalização registou-se apenas a partir de 1964, esta prova que tem sido inteiramente dominada por atletas etíopes, tanto na classe masculina como na feminina, com mais de 10 e 5 triunfos, respectivamente.

Já participaram na prova estrelas do atletismo mundial, como Haile Gebrselassie (edição de 2011), Zersenay Tadese (2013) e Priscah Jeptoo, campeã feminina da Maratona de Londres e de Nova Iorque.

O evento de massas, foi interrompido apenas em duas ocasiões, em 1961 e 1978. Em 2021, foi excepcionalmente disputado em Março de 2022, devido à pandemia da Covid-19.

A edição passada foi ganha, em masculinos, por Raphael Olekei (Quénia), enquanto em feminino a vitória coube à angolana Ernestina Paulino, em 10 quilómetros.   

Para a 67ª São Silvestre de Luanda, o tiro de largada acontece às 18 horas do dia 31, percorrendo por varias artérias, designadamente, as avenidas Amílcar Cabral, Revolução de Outubro e Ho-Chi-Minh, Alamedas Manuel Van-Dúnem, Largo do Kinaxixi, ruas da Missão, Cirilo da Conceição, Avenida 4 de Fevereiro, Largo do Baleizão, Rua Francisco das Necessidades, terminando no Estádio dos Coqueiros. VAB





+