Secretário-geral do CPA considera desporto adaptado factor de inclusão social

     Desporto           
  • Huambo     Segunda, 27 Setembro De 2021    16h35  
Secretário Geral do Comité Paralímpico de angola, António da Luz
Secretário Geral do Comité Paralímpico de angola, António da Luz
António Escrivão

Huambo – O secretário-geral do Comité Paralímpico Angolano (CPA), António da Luz, considerou hoje, no Huambo, que a prática do desporto adaptado tem ajudado na concretização das políticas de inclusão e integração social das pessoas com deficiência.

Conforme o dirigente, à margem da XV edição do Campeonato Nacional de futebol para amputados, que decorre de 26 de Setembro a 02 de Outubro no Planalto Central, o envolvimento das pessoas com deficiência no desporto é um factor que tem contribuído, de forma positiva, no combate à discriminação e exclusão que esta franja da sociedade tem sido alvo.

António da Luz disse que o desporto tem sido uma das vias rápidas de inclusão e integração social desta franja da sociedade, com o envolvimento do próprio atleta, enquanto protagonista da acção.

“Os jovens têm conseguido tirar um bom proveito da prática desportiva e temos bons exemplos disso, de pessoas que conseguiram vencer na vida granjeando conquistas sociais, como a formação académica, profissional e técnica”, salientou.

Nesta conformidade, disse que o Comité Paralímpico vai continuar com os programas de busca de novos talentos e identificação dos que se destacam nas diversas modalidades, para serem integrados nas selecções nacionais.

A presente edição do Campeonato Nacional de futebol para amputados tem como principal objectivo apurar os integrantes da selecção nacional para o africano da modalidade, a realizar-se em Novembro e o Mundial de 2022. 

A competição, cujos jogos decorrem no estádio dos Kurikutelas, arredores da cidade do Huambo, conta com a participação dos mistos de Benguela, Bié, Cuanza Norte, Huambo, Malanje, Uíge, para além das equipas do CADAF da Funda, de Luanda, Luanda B, 03 de Dezembro do Moxico e o 1° de Junho de Viana, campeão em título, divididas em duas séries no sistema todos contra todos, a uma volta.  

 

 





Notícias de Interesse

PAN envia condolências ao parlamento cabo-verdiano

Segunda, 13 Maio De 2024   21h10

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+