Futebol para amputados: Selecção termina estágio ”fracturado” em Ancara

     Desporto           
  • Luanda     Quinta, 29 Setembro De 2022    10h30  
Baptista Cheto augura triunfo inaugural
Baptista Cheto augura triunfo inaugural
Marcelino Camões

Istambul (Do enviado especial) - O estágio da Selecção Nacional de futebol para amputados, terminado quarta-feira, na cidade turca de Ancara, com vista ao Campeonato do Mundo que inicia esta sexta-feira no país localizado entre a Europa e a Ásia, acabou ”fracturado” por indisponibilidade de equipas locais.

Os desafios diante do Ezimir FC, Pendik SK, Trabzonsport e ODTU, devidamente coordenados e confirmados com antecedência, ficaram inviabilizados sem razões plausíveis.

O combinado nacional realizou apenas uma partida amistosa, das cinco previstas, com a Tanzânia, que venceu por 1-0, com golo do médio ofensivo Jesus Alexandre.

De acordo com o técnico nacional, Augusto Cheto, que prestou tais informações, esta quinta-feira, à ANGOP, o comportamento das equipas caseiras indicia atitude de menos ”fair-play”, já que a Turquia é a finalista vencida da edição do México´2018, ganha por Angola.   

Concentrada durante 15 dias no Centro de Estágio de Bulu, arredores da capital Ancara (nesta altura o grupo já está em Istambul), ainda assim, atingiu-se os níveis desportivos previstos para tentar revalidar o título, segundo o seleccionador.

Durante a preparação no país de mais de dois meses, os campeões do mundo trabalharam em Luanda, tendo realizado duas partidas amistosas diante do 1 de Junho de Viana com duplo  triunfo de 11-1, no estádio da Cidadela, e 8-0, nos Coqueiros.

Hoje, a partir das 16 horas, 14h00 em Angola, a selecção efectua um treino já no palco da competição.

Constituição da selecção

Guarda-redes - Jesus Mateus, Sebastião Cacumba e Lilito Augusto

Defesas - Pé Longo, Francisco Amaro, Celestino Elias e Rocha Manuel

Médios - Laurindo Lucamba, Hilário Cufula e Jesus Morais

Atacantes - Sabino António, José Candeeiro, Lucas Fungula, João Chiquete e Heno Guilherme.

Alberto Adelino foi dispensado já no local da prova e poderá ser reintegrado em caso de alguma eventualidade.

Angola integra o Grupo F, juntamente com o Uruguai, Itália e Iraque.

Na ronda inaugural, os campeões do mundo iniciam a defesa do título diante do Uruguai, a 1 de Outubro, no campo número três do complexo desportivo da Federação de Futebol da Turquia.





+