Técnico admite possibilidade de extinção do futebol para amputados

     Desporto           
  • Moxico     Terça, 25 Outubro De 2022    08h50  
Baptista Cheto, valoriza vitória na estreia
Baptista Cheto, valoriza vitória na estreia
Marcelino Camões

Luena - O treinador da Selecção Nacional de futebol para amputados, Baptista Cheto, afirmou esta terça-feira, no Luena, que a modalidade está a extinguir-se localmente por falta de apoio do Governo local.

A província do Moxico, pioneira da modalidade desde a década de 90, já possuía quatro equipas, restando apenas a 3 de Dezembro, sete vezes campeã nacional e um dos "viveiros" da Selecção Nacional, vice-campeã do mundo.

Em declarações à ANGOP, na “ressaca” do segundo lugar alcançado na Turquia, Baptista Cheto, também ele técnico da equipa 3 de Dezembro do Moxico, disse que “tenho estado a sustentar a equipa local com fundos próprios”.

“Como sabem, o Moxico é a fundadora da modalidade no país. No passado tínhamos quatro equipas que, por falta de apoios, tanto financeiros como outros, acabaram por extinguir-se”, lamentou.

O técnico referiu faltar-lhes equipamentos de treinamento, campo próprio, além de dificuldades que enfrentam para deslocações às competições nacionais.

No último campeonato do Mundo, da equipa 3 de Dezembro foram convocados os avançados Sabino António, Lucas fungula, atleta mais novo da selecção, com 19 anos, e o guarda-redes Augusto Lilito.

Angola é vice-campeã do Mundo de futebol para amputados, prova terminada recentemente na Turquia, com quem perdeu por 4-1, depois de ter vencido esse troféu em 2018 contra o mesmo adversário.

 





+