Técnico admite possibilidade de extinção do futebol para amputados

     Desporto           
  • Moxico     Terça, 25 Outubro De 2022    08h50  
Baptista Cheto, valoriza vitória na estreia
Baptista Cheto, valoriza vitória na estreia
Marcelino Camões

Luena - O treinador da Selecção Nacional de futebol para amputados, Baptista Cheto, afirmou esta terça-feira, no Luena, que a modalidade está a extinguir-se localmente por falta de apoio do Governo local.

A província do Moxico, pioneira da modalidade desde a década de 90, já possuía quatro equipas, restando apenas a 3 de Dezembro, sete vezes campeã nacional e um dos "viveiros" da Selecção Nacional, vice-campeã do mundo.

Em declarações à ANGOP, na “ressaca” do segundo lugar alcançado na Turquia, Baptista Cheto, também ele técnico da equipa 3 de Dezembro do Moxico, disse que “tenho estado a sustentar a equipa local com fundos próprios”.

“Como sabem, o Moxico é a fundadora da modalidade no país. No passado tínhamos quatro equipas que, por falta de apoios, tanto financeiros como outros, acabaram por extinguir-se”, lamentou.

O técnico referiu faltar-lhes equipamentos de treinamento, campo próprio, além de dificuldades que enfrentam para deslocações às competições nacionais.

No último campeonato do Mundo, da equipa 3 de Dezembro foram convocados os avançados Sabino António, Lucas fungula, atleta mais novo da selecção, com 19 anos, e o guarda-redes Augusto Lilito.

Angola é vice-campeã do Mundo de futebol para amputados, prova terminada recentemente na Turquia, com quem perdeu por 4-1, depois de ter vencido esse troféu em 2018 contra o mesmo adversário.

 





Notícias de Interesse

PAN envia condolências ao parlamento cabo-verdiano

Segunda, 13 Maio De 2024   21h10

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+