Técnico considera equilibrado grupo de Angola

     Desporto           
  • Luanda     Domingo, 31 Julho De 2022    15h59  
Augusto Baptista perspectiva passagem à segunda fase
Augusto Baptista perspectiva passagem à segunda fase
Marcelino Camões

Luanda – Angola está enquadrada no grupo F do Campeonato do Mundo de futebol para amputados, considerado equilibrado pelo seleccionador nacional, Augusto Baptista “Cheto”.

Em declarações este domingo à ANGOP, em Luanda, em reacção ao sorteio da prova realizado sexta-feira, a disputar-se de 30 de Setembro a 10 de Outubro, em Istambul (Turquia), lembrou que Angola venceu a Itália, por 2-0, na edição do México`2018 em que se sagrou campeã.

Para o treinador, em função do conhecimento que possui das adversárias basta que se tenha uma preparação ao nível das exigências, para garantir passagem à segunda fase, que é o primeiro objectivo.

Referiu que o Iraque é uma selecção que se estreia no evento, enquanto o Uruguai, apesar de totalista em Campeonatos do Mundo, nunca defrontou Angola, acrescentando que possui vídeos que serão úteis na montagem da estratégia.

No cômputo dos seis grupos de quatro selecções cada, Cheto acha que o facto de as representantes africanas não se defrontarem na fase inicial já é um ganho, por possuírem características idênticas no que tange ao jogo veloz, resistência e robustez física dos atletas.

Quanto a preparação, adiantou que inicia segunda-feira o sexto microciclo em períodos bidiários, alternando entre o estádio da Cidadela e dos Coqueiros.

Nesta fase, disse, os trabalhos serão já específicos como o enquadramento em campo, saída controlada da defesa ao ataque, bolas paradas e lançamentos, ao contrário da etapa anterior, onde a prioridade recaiu para o melhoramento do físico e avaliação individual.

Referiu que dia 6 de Agosto a selecção viaja para o Huambo em cumprimento à segunda fase de preparação. Antes, excluirá cinco dos 20 jogadores pré-convocados.

Grupos: A - Turquia, Haiti, França e Libéria (B) - México, Japão, Colômbia e Alemanha (C) - Inglaterra, Argentina, EUA e Indonésia (D) - Brasil, Ireland, Irão e Marrocos (E) - Polónia, Espanha, Uzbekistão e Tanzânia (F) - Angola, Itália, Uruguai e Iraque.





+