Selecção de futebol conhece adversários

     Desporto           
  • Luanda     Sexta, 29 Outubro De 2021    14h02  
Pessoas com deficiência no desporto
Pessoas com deficiência no desporto
Marcelino Camões

Luanda – A selecção nacional de futebol para amputados ficou enquadrada no grupo B do Campeonato Africano das Nações (CAN`2021), a disputar-se de 25 de Novembro a 5 de Dezembro, em Dar es Salaam, Tanzânia.

De acordo com o sorteio, os campeões em título (Benguela`2019) defrontam na fase preliminar o Quénia, o Rwanda e o Zanzimbar (Zanzibar é um arquipélago da Tanzânia na costa da África Oriental).

O grupo A é constituído pela Tanzânia, Serra Leoa, Uganda e Marrocos, o grupo C pela Libéria, Camarões, Gâmbia e Etiópia, enquanto o D, com apenas três, integra a Nigéria, Ghana e o Egipto.  

Reagindo à ANGOP, em Luanda, ao sorterio, o técnico nacional Augusto Baptista “Cheto” afirmou tratar-se de uma série equilibrada, mas destacou a Nigéria como principal adversária.

Acrescentou ser uma oponente que habitualmente participa em Campeonatos Africanos, apesar de ausente da edição de 2019, decorrida em Benguela (Angola), além de possuir três jogadores a evoluírem na Turquia.

A Nigéria também esteve nos dois últimos Campeonatos do Mundo disputados no México, em 2014, com Angola a sagrar-se vice-campeã, e em 2018 com os angolanos a conquistarem o título.

Sobre o Rwanda, referiu ser uma selecção que nunca participou num campeonato continental e nem de um campeonato do mundo, enquanto o Zanzimbar, por ser um arquipélago da Tanzânia, supõe-se possuir um futebol evoluído.

“A Tanzânia cresceu muito nos últimos anos”, referiu o técnico da selecção nacional, que sábado segue para  Benguela, onde dará a continuidade a preparação visando o evento continental.

Após a primeira fase dos trabalhos, terminada no último fim-de-semana, em Luanda, a equipa técnica afastou o guarda-redes António Maria (Misto do Cuanza Norte), o defesa Manuel Dingate (Misto de Benguela), o médio Neves Sonhi (03 de Dezembro do Moxico).

Ainda os atacantes Lucas Fungula e Moises Alfredo Cazar (ambos do 03 de Dezembro do Moxico), Francisco João (Misto do Cuanza Norte) e Alberto Adelino (equipa B de Luanda).  

O atacante Heno Guilherme ficou de fora por questões pessoais.

Eis a lista de pré-convocados:

Guarda-redes: Jesus Mateus (1 de Junho de Viana), Augusto Lilito (03 de Dezembro do Moxico) e Sebastião Canjuloca (Misto do Huambo)

Defesas: Celestino Elias (Misto do Huambo), Francisco Amaro (1 de Junho de Viana), Paciência Félix (Misto de Viana) e Rocha Manuel (Benguela)

Médios: Laurindo Lucamba (Misto do Huambo), Hilário Kufula (Misto de Benguela), Jesus Morais (1 de Junho de Viana), Marcelino Alfredo (Misto de Viana)

Avançados: José Candieiro (Misto do Huambo), Sabino António Joaquim (03 de Dezembro do Moxico), João Chiquete e Catarino de Carvalho (evoluem na Turquia).
    

 





+