Sócios “chumbam” contas no 1.º de Agosto

     Desporto           
  • Luanda     Sábado, 16 Março De 2024    15h57  
Presidente cessante do 1º de Agosto, Carlos Hendrick
Presidente cessante do 1º de Agosto, Carlos Hendrick
Nelson Malamba - ANGOP

Luanda – Pelo menos 600 sócios do 1.º de Agosto, presentes na Assembleia-geral extraordinária, realizada este sábado, na sede do clube, em Luanda, “chumbaram” o relatório e contas do exercício económico de 2023-24.

Apresentado pelo elenco cessante, liderado por Carlos Hendrick, presidente de direcção, o relatório e contas não mereceu a aprovação dos participantes no conclave, orientado pelo presidente da Mesa da Assembleia-geral, o General Altino dos Santos.

Um relatório e contas devidamente retificado deve ser apresentado à Mesa da Assembleia-geral nos próximos dias, conforme orientação após acesos debates sobre os valores arrecadados e gastos no período em referência.  

Este facto ocorreu na véspera da realização da Assembleia-geral eleitoral, a realizar-se no próximo dia 30, na sede da colectividade,  fundada em 1977.

O general Carlos Hendrick, lista C, candidato a sua sucessão, concorre com o aspirante, também general do exército, Sá Miranda (lista B) e o jurista Egas Viegas (lista A).

Dos três, apenas Sá Miranda procedeu a apresentação do seu plano de acção, esta semana, em Luanda, numa campanha que termina no dia 28 deste mês, dois dias antes das eleições.

O candidato defende melhor racionalização financeira para recolocar o clube no seu melhor nível organizativo e competitivo.

O 1.º de Agosto foi alvo de corte no seu orçamento mensal de 800 milhões para os actuais kz 200 milhões, pelo Ministério da Finanças, processo seguido de uma auditoria independente.

Este facto despoletou uma crise financeira da agremiação, resultando daí greves no futebol, no basquetebol e a nível do quadro administrativo.

Pelas mesmas razões, extinguiu-se o voleibol, modalidade das mais representativas do clube.

O 1.º de Agosto movimenta o futebol, andebol, atletismo, basquetebol, judo, karaté, natação, taekwondo, tiro aos pratos e xadrez. MC





+