Sporting de Braga quer investir na Huíla

     Desporto           
  • Huíla     Quinta, 11 Maio De 2023    09h17  
António Salvador, presidente do SC de Braga de Portugal
António Salvador, presidente do SC de Braga de Portugal
Morais Silva - ANGOP

Lubango – O presidente do Sporting Clube de Braga, de Portugal, está de visita de três dias de trabalho à Huíla, a convite do Governo Provincial, para identificar possíveis áreas de parceria, a começar com o Desportivo local, revelou o seu presidente, António Salvador.

Em entrevista à ANGOP, quando assistia ao jogo entre o Desportivo da Huíla e Petro de Luanda (1-2), Salvador disse que foi um convite do Governo local para visitar as estruturas do clube local e estabelecer parcerias na área da formação, que é a base social dos jogadores.

“Sabemos que Angola tem um potencial de talento enorme, por isso assistimos a esse jogo e notamos um entusiasmo muito grande em pleno dia de semana, por isso queremos através do SC Braga, um clube formador em Portugal, reconhecido no país e na Europa”, frisou.

António Salvador sublinhou que o que clube criou nos últimos seis anos infra-estruturas de base, como a sua Cidade Desportiva, que tem lançado talentos para a equipa principal e outros clubes do mundo, como é o caso da última "grande transferência" de Vintinha, para o Marselha.

“Queremos trazer a nossa experiência e o nosso know-how ao Desportivo da Huíla e desenvolver a formação na área social, no ensino e no talento, para que no futuro exporte para Portugal e para outros países”, expressou.

O primeiro passo, conforme o presidente do Braga, passa por conhecer o projecto do Governo da Huíla de desenvolvimento do desporto e depois ajudar a criar infra-estruturas para que os miúdos possam demonstrar todo seu talento com condições de trabalho aceitáveis.

“Me foi informado pelo Governo da Huíla que essas infra-estruturas (estádio da Senhora do Monte) serão preparadas para que possam aqui desenvolver talentos, não só da Huíla, mas de todo país. Fiquei surpreendido com o potencial apresentado, o que será bom para o futuro da Huíla, mas há um trabalho de base que tem de ser feito, desde infra-estruturas e organização administrativa”, ressaltou o dirigente.

Ao finalizar, António Salvador disse que o Braga vai trabalhar para que ganhe simpatia em Angola, à semelhança dos outros dois grandes de Portugal (FC Porto e Benfica), a começar com essa parceria em curso.

Hoje, quinta-feira, António Salvador foi recebido pelo governador da Huíla, Nuno Mahapi, visita a seguir o estádio da Senhora do Monte e Centro de Estágio do Desportivo da Huíla, clube com o qual manterá um encontro para acertar ideias.

Sporting Clube de Braga é um clube multidesportivo fundado a 19 de Janeiro de 1921 na cidade dos bispos, a Norte de Lisboa. Os “Arsenalistas” como também são chamados, para além do futebol, se distingue em modalidades como o atletismo, natação, futsal, taekwondo e basquetebol, sendo o sexto grémio português com mais títulos de futebol (3).

O seu palmarés inclui as conquistas da Taça de Portugal nas épocas de 1965/66, 2015/16 e 2020/21, da Taça Federação Portuguesa de Futebol em 1976/77 e Taça da Liga 2012/13 e 2019/20. O Braga é também o 4° clube português que disputa há mais épocas consecutivas a Primeira Liga nacional, para além de ser quarto luso com melhor prestação em competições europeias, ocupando em 2020 a 33.ª posição do ranking de clubes da UEFA e o 136.º lugar no ranking IFFHS. MS





+