Taekwondo: Atletas e árbitros formados em treinamento desportivo

     Desporto           
  • Huambo     Sábado, 20 Abril De 2024    14h04  
Praticantes de Taekwondo
Praticantes de Taekwondo
KInda Kyungu - ANGOP

Huambo – Pelo menos 100 atletas, árbitros e técnicos de taekwondo terminaram, este sábado, no Huambo, uma formação sobre metodologias de treinamento desportivo, para a graduação do I ao V Dan, numa iniciativa da Federação Angolana da modalidade.

A capacitação, decorrido em três dias no pavilhão multiusos Osvaldo de Jesus Serra Van-Dúnem, abordou, igualmente, matérias sobre a pedagogia desportiva, arbitragem das disciplinas de Kyorugui e Poomsae, para além de preceitos da modalidade de nível nacional e internacional.

As aulas teóricas e práticas foram ministradas nos períodos manhãs, tardes e noites, por quadros seniores da federação angolana da modalidade.

Em declarações à ANGOP, o coordenador da formação, Estanislau Mateus, disse que a capacitação visou, entre outros, reforçar a profissionalização da modalidade a nível local, para além de aumentar o número de atletas, árbitros e treinadores da nas disciplinas de Poomsae e  Kyorugui e atrair novos talentos no país.

O director técnico da Federação Angolana de Taekwondo acrescentou que os formandos foram graduados de acordo ao seu nível competitivo, nomeadamente de I ao V Dan, para a massificação da modalidade na região.

Por seu turno, o presidente da Associação provincial de taekwondo no Huambo, Aníbal fortuna, disse que a formação trará ganhos desportivos nesta região do país, pois vai galvanizar o nível técnico dos atletas, árbitros e técnicos.

Enalteceu a iniciativa da Federação Angolana de Taekwondo, que vai fortalecer a modalidade no ciclo olímpico 2024-2028, através da melhoria do desempenho de especialistas locais.

Trata-se da IV formação do género sob a égide da Federação Angolana de Taekwondo, depois de Huíla, Moxico e Uíge, em 2023, no âmbito da revitalização e dinamização da modalidade no país.

A Associação provincial de taekwondo no Huambo controla 380 atletas, 40 técnicos e 20 árbitros. ZZN/ALH





Notícias de Interesse

+