Associação do Huambo volta a funcionar 31 anos depois

     Desporto           
  • Huambo     Quinta, 30 Março De 2023    18h45  
1 / 2
Direcção da Associação Provincial de Ténis do Huambo
Direcção da Associação Provincial de Ténis do Huambo
Valentino Yequenha
2 / 2
Empossada nova Direcção da Associação Provincial de Tênis do Huambo
Empossada nova Direcção da Associação Provincial de Tênis do Huambo
Valentino Yequenha

Huambo - A Associação Provincial de Ténis do Huambo (APTH) retomou hoje, quinta-feira, o seu funcionamento, 31 anos depois, com o empossamento dos novos membros da direcção e demais órgãos gerentes, eleitos no passado dia 19.

A Associação da província do Huambo, que no passado já era tida como uma das referências do ténis do país, deixou de funcionar em 1992, por conta da guerra civil pós-eleitoral que eclodiu no país, no mesmo ano.

De lá para cá, a modalidade era gerida por um núcleo, criado em 1996 e dirigido pelo antigo tenista Lino Augusto dos Santos Costa, empossado, hoje, como presidente de direcção da Associação, em acto orientado pelo director do Gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto do Huambo, Jeremias Piedade Nambongue Chissanga.

A nova direcção, empossada para um mandato de quatro anos (2023-2027), tem como vice-presidente Alberto Feliciano Pedro e secretário-geral Daniel Franco Cassoma Sassupe, para além de Geovani Marques da Costa e Aurora Marlene Jeremias Chimbinda, empossados como 1º vogal e tesoureira, respectivamente.

Para a Mesa da Assembleia, tomou posse António Vicomo Petter, como presidente, António Gonçalves Catialilo, vice, e Benjamim Sanhani Fernando, secretário.

Durante o acto, foram, igualmente, empossados os membros do Conselho Técnico, de Disciplina, Fiscal, de Arbitragem e a Comissão de Imagem e Marketing, compostos por três integrantes, cada.

Linhas de forças do novo presidente da Associação

No seu discurso, momentos depois de ser empossado, o novo presidente da Associação Provincial do Ténis do Huambo (APTH), apontou como prioridade do seu mandato, o resgate da modalidade na província e a sua transformação numa referência a nível do país.

“É nossa pretensão, durante o nosso mandato, resgatar e colocar o ténis do Huambo como um dos melhores do país, servindo de orgulho para a província, visto que já foi, no passado, um centro importante a nível nacional”, disse.

Para o efeito, apontou como estratégia o incentivo da prática do ténis no seio das crianças, juventude e demais pessoas, através da sua inserção nas instituições escolares por via dos programas da disciplina de educação física.

Lino Augusto dos Santos Costa apontou, igualmente, a criação de uma escola de ténis com metas viradas, essencialmente, na expansão da modalidade no seio da camada jovem, cujo público-alvo será a faixa etária com idades compreendidas entre os sete e 15 anos.

Ainda entre as prioridades do seu mandato, referiu constar a recuperação e reabilitação das infra-estruturas existentes na província do Huambo, a formação de treinadores e monitores com a qualidade desejada.

Por seu turno, o director do Gabinete da Cultura,Turismo, Juventude e Desporto, reafirmou o compromisso do Governo da província em prestar o apoio necessário na concretização das acções da Associação de ténis, em prol do resgate e desenvolvimento da modalidade.

Entretanto, apelou à unidade e coesão no seio dos membros da organização, para o alcance dos objectivos desejados.

A província do Huambo, onde são controlados mais de 60 atletas praticantes do ténis, dos sete aos 15ª anos de idade, nas categorias de mini-ténis e iniciados, e inscritos nos clubes do Ferrovia do Huambo, JGM, Sport Mambroa e Benfica e Atlético Grato do Sassonde, já conquistou o quarto lugar do campeonato nacional, em 1982, e o segundo lugar, em 1984.

Ténis é um desporto de origem inglesa, disputado em quadras geralmente abertas e de superfícies sintéticas, cimento, saibro ou relva. VKY/VAB

 





+