Provinciais levam mais de meia centena aos Coqueiros    

     Desporto           
  • Luanda     Segunda, 18 Outubro De 2021    15h31  
Pormenor de uma partida de ténis (Arquivo).
Pormenor de uma partida de ténis (Arquivo).
António Escrivão

Luanda – Mais de meia centena de jogadores estarão engajados na edição 2021 dos campeonatos provinciais de ténis de Luanda, em ambos os sexos, que se disputam no próximo sábado e domingo, nos campos do Clube da modalidade da capital do país (CTL), soube ANGOP de fonte da organização.  

Numa primeira realização do novo elenco da Associação Provincial de Ténis de Luanda (APTL), presidida por Kenny Vasconcelos, a prova inicia com a categoria de sub-16 e posteriormente em seniores, masculinos e femininos, apenas nos dias 30 e 31 do corrente mês.

A competição, que conta com participação de tenistas de clubes, núcleos e individuais, acontece depois da abertura da época desportiva, em Setembro, com o torneio do “Dia do Herói Nacional, vencido por Emerson Pedro (sub-18), Daniel Domingos (sub-14) e Ana Lemos, todos do CTL.

O CTL, 1º de Agosto, Projecto Kikuxi, Kitangana, Núcleos da Ilha, Instituto Médio de Economia de Luanda (IMEL) são as presenças já confirmadas, segundo o dirigente associativo, que efectua o seu primeiro campeonato provincial, após recente eleição ao cargo.

Aos vencedores, a APTL reserva prémios em troféus e quantias monetárias, principalmente aos escalões superiores.             

Os provinciais também antecedem aos campeonatos nacionais, marcados para Novembro próximo, no mesmo recinto dos Coqueiros, pelo novo elenco da Federação Angolana de Ténis (FAT), agora também presidido pelo praticante Platio Mendes, em substituição de Matias Castro e Silva, ao quadriénio 2020/24.

Administrativamente, a APTL ficou mais de cinco anos inactiva, após abandono, por incompatibilidade de cargos, por parte do seu anterior presidente, Joffre Van-dúnen Júnior. Pelo facto, só no princípio do ano foi eleito o elenco dirigido por Kenny Vasconcelos, que se propõe em dar uma nova dinâmica ao principal centro do ténis do país.

Anteriormente, Luanda já possuía mais de 100 praticantes, em masculinos e femininos, bem como duas dezenas de treinadores e monitores de ténis. Deste número, apenas contabilizavam-se os associados na APTL, sem contar os de lazer e outros espalhados pelos vários condomínios com campos específicos.

No âmbito da contribuição a reactivação e desenvolvimento da modalidade, o Kikuxi Villas Club realizou, no fim-de-semana, a oitava edição do seu “open” de ténis, em ambas as classes, vencidos por Fernando André, diante de Zidário Quitumina (CTL), e Gabriela Martins sobre Mirian Tuluca, da agremiação de Viana.

No final, o director técnico do clube organizador, João Almeida, fez um balanço positivo e reafirmou o compromisso da direcção do Kikuxi Villas em continuar a massificar a modalidade, com a inclusão dos melhores tenistas de Luanda, incluindo os jovens das comunidades da zona sul da capital do país.         

    



Tags



+