Trajectória de Hermínio Escórcio eternizada no Petro     

     Desporto           
  • Luanda     Quarta, 18 Outubro De 2023    20h12  
Nacionalista Herminio Escórcio
Nacionalista Herminio Escórcio
António Escrivão - ANGOP

Luanda – A trajectória e feitos do falecido co-fundador do Petro de Luanda, Hermínio Escórcio, foram lembrados e eternizados, a partir de hoje (quarta-feira), numa exposição fotográfica e de vídeos projecções, na sede social do clube desportivo.          

Em acto aberto pelo actual presidente da agremiação, Tomás Faria, na presença de familiares, jogadores e outras personalidades, os quadros e painéis electrónicos retratam à infância, adolescência (1936-1954) do ex-dirigente, no Lobito (Benguela), e acções posteriores.

Além de funções políticas e governamentais do presidente honorário do Petro, que morreu, por doença, no princípio deste mês, na África do Sul, aos 88 anos de idade, nas imagens, realce a sua contribuição para os êxitos e grandeza do colectivo desportivo angolano, principalmente no futebol.          

Ao usar da palavra, Tomás Faria, expressou o sentimento de gratidão a figura de Hermínio Escórcio, o qual denominou “o pai do Petro”, e a necessidade da preservação do seu legado, servindo de influência e inspirações as várias gerações.                  

Posição idêntica, foi manifestada pelo seu filho, Walter Escórcio, tecendo algumas considerações sobre as actuações do pai, na fundação e alcance dos objectivos do Petro, corroborado pelo antigo presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF), Armando Machado, este também ex-líder petrolífero.   

De igual modo, expressou-se o jornalista desportivo Silva Candembo, que varias vezes privou com o malogrado, anunciando para breve, o lançamento de uma obra biográfica sobre Hermínio Escorcio e o Petro de Luanda.        

Na ocasião, também fez-se apresentação de um novo equipamento alternativo da equipa de futebol, para a próxima época desportiva de 2023/24, de cor preto brilhante, com símbolos e letras douradas, em homenagem.

As referidas indumentárias foram exibidas pelos antigos jogadores Gaby Vieira Dias, Osvaldo Jesus, Amaral Aleixo, Job e Zé Kalanga, que além de contribuíram para os mais de 10 títulos dos campeonatos nacionais (Girabola) dos “tricolores”, actuaram também pela Selecção Nacional.    

Ainda sobre Hermínio Escórcio, o nacionalista foi director do Gabinete do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, entre 1975 -1979, tendo exercido, também, o cargo de embaixador de Angola em vários países, entre os quais  Argentina, Alemanha, Áustria, Argélia, Egipto, Líbia, Tunísia e Emirados Árabes Unidos.

Natural do Lobito, província de Benguela, formou-se em Estudos Económicos, Administração e Relações Pública. Exerceu actividades aderência ao MPLA na clandestinidade e participou do processo de Libertação Nacional desde 1958.

Foi preso político, julgado e condenado por um tribunal especial militar por imposição da Polícia Política Portuguesa (PIDE) de 1963 a 1974. Fez parte da delegação do MPLA que negociou as tréguas com os portugueses nas chanas de Liamege, na província do Moxico. 

Coordenou a comissão de recepção da primeira delegação do MPLA dirigida por Lúcio Lara. Exerceu, também, cargos de secretário pessoal do  Presidente  António Agostinho Neto - 1974/75. 

Entre os vários cargos que exerceu enquanto político, consta ainda o de director do Protocolo da Presidência da República e director Geral da Sonangol. VAB





Notícias de Interesse

PAN envia condolências ao parlamento cabo-verdiano

Segunda, 13 Maio De 2024   21h10

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+