Treinadores de Andebol em seminário sobre planificação de treino no Lubango

     Desporto           
  • Huíla     Segunda, 14 Novembro De 2022    17h32  
Tecnicos de andebol
Tecnicos de andebol
Amélia Oliveira

Lubango - Um seminário sobre a planificação de treino de andebol para treinadores da modalidade, professores de educação física e interessados decorre de hoje, segunda-feira, a 20 do mês em curso, na cidade do Lubango.

Durante os sete dias vão ser abordados temáticas como a teoria e metodologia do treino de andebol, elaboração de um macrociclo, scouting, fundamentos práticos da técnica-táctica defensiva e ofensiva.

A táctica para guarda-redes, psicologia e pedagogia, gestão de jogo, novas regras da arbitragem no andebol, são outros assuntos a serem debatidos no seminário de capacitação com 45 participantes, ministrada pela Associação de Treinadores de Andebol de Angola (ATAA).

É a primeira formação no âmbito da massificação da modalidade, promovida pelo gabinete provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto, em parceria com o gabinete da Educação da Huíla, tendo em conta o regresso dos desportos escolares.

Ao falar na abertura do evento, o vice-presidente da  ATAA, Filipe Cruz, afirmou que a ideia é que os associados a nível nacional tenham mais formação, sobretudo de forma contínua para estarem melhores preparados.

Declarou que a associação foi criada para dar suporte a nível nacional, no que se refere a formação de treinadores e no próximo ano vai iniciar a certificação de Nível Um na província.

“A agenda em 2023 vamos tentar cumprir com maior número de acções formativas e visitar mais províncias para o efeito e contamos com a parceira da Federação Angolana de Andebol”, manifestou.

Referiu que o andebol no país tem estado a crescer e, por isso, deve-se continuar a trabalhar de forma mais assertiva para que os atletas possam estar melhor formados e a modalidade saia a ganhar.

Por sua vez, o director do gabinete provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos da Huíla, Osvaldo Lunda, afirmou que as autoridades huilanas estão comprometidas com o facto de todas as modalidades federadas estarem representadas na província.

“Nos comprometemos que depois da formação todos aqueles que queiram treinar andebol na província deverão ser pessoas capacitadas, treinadas para o efeito, podem fazer a formação em qualquer local, desde que tenha a certificação da associação de treinadores”, disse.

Destacou que a ideia é fazer com todas as representações de federações que têm e com o tempo colocar alguma norma, pois se querem treinar bem os petizes têm de ter treinadores qualificados para o efeito.

Fez saber que a formação vai ser complementada com um seminário sobre o antidoping, neste sábado, 19, que para além da sala vai estar aberta para os interessados.

A nível da Huíla são controlados 15 clubes de andebol. A  ATAA é uma associação parceira da Federação Angolana de Andebol que tem por objectivo trazer a formação de monitores e treinadores de nível um, dois e três.





+