Triunfo dos Palancas Negras marca semana desportiva

     Desporto           
  • Luanda     Domingo, 18 Junho De 2023    19h15  
Selecção Nacional de futebol
Selecção Nacional de futebol
Cedida

Luanda – A vitória da Selecção Nacional de futebol sobre a similar da República Centro Africana (RCA), por 2-1, em jogo da 5ª jornada do Grupo E de qualificação ao CAN´2024, na Côte d´Ivoire, marcou o noticiário desportivo da semana em Angola.   

Disputado no estádio da Reunificação, em Douala (Camarões), os golos angolanos foram marcados por Gaspar (12´) e Milson (86´), descontado pelo adversário (46´). 

Com este resultado, Angola soma oito pontos, em segundo lugar, os mesmos que o Ghana, em primeiro, e que joga apenas este domingo com o Madagáscar, último com apenas um. A RCA desce para o terceiro posto (7).

Ainda na modalidade, a nomeação do treinador Zeca Amaral, pela Federação Angolana de Futebol (FAF) como treinador da Selecção Nacional, para a Taça Cosafa, a disputar-se de 5 a 16 Julho, na cidade sul-africana de Durban.

O vínculo entre as partes vai até o final da referida competição, em que Angola detém três títulos de campeão, designadamente em 1999, 2001 e 2004. De 56 anos de idade, o técnico já orientou os Palancas Negras, em 201. A Zâmbia é a campeã em título.

Para o zonal de apuramento ao próximo Campeonato Nacional (Girabola2023/24), o Kabuscorp do Palanca venceu, na capital do país, a equipa do Luanda City, por 2-0, em jogo da 8ª jornada, disputado no estádio da Gloria (AFA).

Com este triunfo, em golos marcados por Castro (46´) e Dimitri, a formação “palanquina” assumiu à liderança do Grupo A, com 19 pontos.

Para a série B, o líder Ferrovia do Huambo (1º/17 pontos) empatou com o Recreativo da Nharêa do Bié, por 1-1, no campo dos Eucaliptos, com golos de Vieira (66´) e Nambalo (17´).        

No basquetebol, além do falecimento, em Luanda, do antigo jogador Reggie Moore, norte-americano, nacionalizado angolano, realce ao Interclube que conquistou a 32ª edição da Taça de Angola sénior feminino, ao vencer o 1º de Agosto, por 57-52, em jogo da final, disputado no Pavilhão da Cidadela.

Com este triunfo, a formação da “polícia”, orientada pela treinadora Elisa Pires, destrona o conjunto “militar”, dirigido pelo técnico Walter Costa.      

Actividade ministerial, também fizeram “manchete”, com a missão angolana aos 2º Jogos Africanos de Praia, que se disputam de 22 a 30 deste mês, em Hammet, na Tunísia, incentivada a competir afincadamente, para obtenção de resultados que dignificam o país, feita pela secretaria de Estado do sector, Teresa Ulundo, na cerimónia de entrega da Bandeira Nacional, em Luanda.                                    

No xadrez, mais de 300 estudantes das escolas da capital do país disputaram um concurso da especialidade, no Instituto Politécnico Industrial de Luanda (IPIL), no âmbito das festividades do dia da Criança Africana, assinalado em 16 de Junho, também aberta por Teresa Ulundo. 

Dos desportos motorizados, a qualificação directa e sem custo para participar no Rally Dakar2024 constitui o objectivo de Angola no Rally Team em picadas denominado “TGRSA-1000 Desert Race”, a decorrer de 23 a 25 de Julho, no Botswana, avançado pelo integrante Nuno Santos.

As lutas também marcaram os sete dias, com anúncio de Angola como palco, pela primeira vez, do Campeonato Africano de Artes Marciais Mista (MMA), a ser disputado de 14 a 17 de Setembro, no pavilhão do Kilamba, em Luanda, pelo presidente da Federação Angolana da modalidade, Armando Diogo. VAB

 





+