Vitória sobre Desportivo deixa Petro a um ponto do título

     Desporto           
  • Huíla     Quarta, 10 Maio De 2023    19h16  
Desportivo da Huíla Vs Petro de Luanda
Desportivo da Huíla Vs Petro de Luanda
Morais Silva -ANGOP

Lubango – O Petro de Luanda venceu hoje, quarta-feira, no Estádio Tundavala, no Lubango, o Desportivo da Huíla por 2-1, em jogo de acerto da 20ª jornada do Girabola, estando agora a um ponto da revalidação do título nacional.  

Gleison e Megue foram os marcadores em serviço, enquanto Kinito num acto de infelicidade fez um auto-golo a favor do Desportivo da Huíla, num estádio com mais de cinco mil gargantas.

Pressionado pela ansiedade e pela necessidade, o Petro tomou conta do jogo desde o início, com incursões, sobretudo pela esquerda, por Gilberto e Tó Carneiro.

O Desportivo da Huíla optou por jogar pelo erro do adversário e foi num desses que Lionel, aos três minutos, ganhou a bola e só não marcou porque escorregou na hora de finalizar e atirou às nuvens.

Jaredi aos cinco minutos respondeu, numa jogada ensaiada com Gilberto, mas rematou à figura de Tony Cabaça, sem perigo. Era uma partida quase num só sentido, mas o ataqwue dos visitantes dificilmente chegava a fazer perigo.

Aos 33 minutos a defesa do Desportivo viveu os momentos de maior aflição na primeira parte, primeiro, por Soares, cujo remate na área encontrou o corpo de Manico e depois, logo a seguir, por Gleison que viu oposição num Tony Cabaça em tarde de inspiração.

A defesa do Desportivo fechava-se e o Petro procurava todas as formas para atingir à área, explorando a velocidade de Jaredi e de Gilberto nas alas, mas o resultado não se alterou até ao fim da primeira parte.

Ao reatar, o jogo voltou à mesma intensidade, com o Desportivo da Huíla a implantar-se no seu meio campo, mas os visitantes iam avisando. Tal como na primeira parte, era o Petro quem mais procurava o caminho para o golo e o Desportivo defendia-se como podia.

Foi assim que numa jogada de insistência, Gleison recebeu uma assistência de Jaredi e fez o mais fácil, batendo Cabaça pela primeira vez aos 53 minutos.

O Desportivo parecia uma equipa sem soluções e deixava o Petro jogar a seu bel-prazer, dificilmente conseguiu ter uma jogada organizada até a meio campo do adversário nos primeiros 20 minutos da etapa complementar.

Aos 77 minutos, numa jogada começada por Gilberto, Megue no pontapé de belo efeito fez o segundo golo e estava consumada a vitória.

O Desportivo não desanimou e respondeu e aos 79 minutos, numa infelicidade de Kinito, ao tentar impedir um golo de Adó Pena, a bola rebateu nas pernas e entrou.

O Desportivo despertou, atacou e ameaçou violar as redes do Petro, mas era tarde e má hora e o resultado não mais se alterou.

Com essa vitória, o Petro chega aos 66 pontos e precisa apenas de um empate no último jogo dessa temporada quando receber o Interclube no domingo, já que folga na última jornada, devido a desistência do Cuando Cubango FC. MS





+