Xadrez: Campeonato provincial arranca com seis atletas

     Desporto           
  • Malanje     Sábado, 23 Março De 2024    18h17  
Participantes ao campeonato provincial de xadrez
Participantes ao campeonato provincial de xadrez
Nelson Costa - ANGOP

Malanje- Seis atletas participam desde hoje, sábado, nesta cidade, no campeonato provincial individual de xadrez de Malanje, visando o apuramento do campeão da época 2024 e os representantes ao Zonal B, a decorrer de 11 a 17 de Abril, no Cuanza-Sul.

A prova consta do calendário de jogos da Associação Provincial de Xadrez (APX) e serve, igualmente de preparação e acréscimo do ritmo de jogo dos atletas para as competições nacionais que se avizinham.

O campeonato que está a ser disputado no sistema de todos contra todos a cinco jornadas, abriu com uma jornada, mas prossegue até terça-feira com duas rodadas/dia e tem na liderança provisória os atletas Agostinho Diogo, Domingos Mateus e Gelson Arão, todos com um ponto cada.

O secretário-geral da APX em Malanje, António Garcia lamentou a fraca participação dos xadrezistas da província no evento, tendo destacado a desistência na última hora de três jogadores com presenças confirmadas.

Entretanto, apelou a classe escaquística da província no sentido de contribuir para o desenvolvimento da modalidade, através da participação em todos torneios e campeonatos.

A segunda jornada disputa-se domingo com o seguinte emparceiramento:
Abel Katumua - Sílvio Fernandes
Reagan Diampanga- Gelson Arão
Agostinho Diogo- Domingos Mateus.

Para além do Zonal B, o vencedor da prova vai representar a província no campeonato nacional individual absoluto, que Malanje vai acolher de 4 a 12 de Maio próximo. NC/PBC





+