Xadrez: David Osvaldo vence torneio "Memorial Hamilton Lopes"

     Desporto           
  • Huíla     Domingo, 03 Setembro De 2023    20h11  
Xadrez (ilustração)
Xadrez (ilustração)
Nelson Costa

Lubango - O xadrezista, David Osvaldo, do Clube Ferroviário da Huila, venceu sábado, nesta cidade, a primeira edição do torneio "Memorial Hamilton Lopes", tendo acumulado cinco vitórias e dois empates.

Em segundo e terceiro lugar ficaram os atletas Narciso Francisco, do clube René Castilho do Cunene e José Miguel, do Misto da Huíla, com cinco e 4,5 pontos, respectivamente, um torneio promovido pela Associação Provincial de Xadrez da Huíla.

Com a duração de sete horas, a prova contou com a presença de 12 atletas, dos clubes Misto da Huíla, Sport Lubango e Benfica, Gloriosos FC, René Castilho do Cunene, dos núcleos Brazone e Barazoqui, e da Escola Mestre JF.

A competição contou com a participação de um Mestre Fide (MG), o João Francisco, de Luanda, tendo ficado na oitava posição.

Ao fazer o balanço da prova, o presidente da Associação Provincial de Xadrez na Huíla, Vicente Silva, afirmou ter corrido sem sobressaltos, pese embora esperavam por mais ateltas de outras províncias do país.

Declarou que com o torneio, a ideia é criar mais provas na Huíla e força competitiva dos jogadores locais, bem como promover a interacção com os atletas de outras províncias e atrair jogadores estrangeiros.

A tendência, segundo o dirigente, é de enquadrar o "Memorial Hamilton Lopes" nos torneios obrigatórios do calendário da APX e nas Festas de Nossa Senhora do Monte.

Fez saber que Hamilton Lopes foi o "primeiro organizador" do xadrez na Huíla, nos princípios da década de 1980. Organizou e patrocinou vários torneios e campeonatos provinciais e nacionais, inclusive ofereceu uma das suas instalações, situada ao lado do ex-restaurante Tirol como sede do Xadrez na província da Huíla. EM/MS





+