Xadrez no Cunene reduz presenças nas provas nacionais

     Desporto           
  • Cunene     Sábado, 17 Fevereiro De 2024    19h31  
Participantes ao torneio provincial de xadrez “17 de Setembro”
Participantes ao torneio provincial de xadrez “17 de Setembro”
Nelson Costa-ANGOP

Ondjiva – O presidente da Associação Provincial de Xadrez do Cunene, Apolinário António, disse, este sábado, em Ondjiva, que vão reduzir a participação dos praticantes nas competições nacionais e internacionais, por falta de apoios.

Falando à ANGOP, sobre o estado do xadrez no Cunene, explicou que a nível local a modalidade está estável, mas em relação às provas do âmbito nacional e internacional, em breve deixarão de fazer parte.

"Continuamos na mesma perspectiva, mas a tendência é baixar o número de competições, esse é o principal objectivo para reduzirmos os custos que têm sido imputados de forma particular, ao invés da própria província", frisou.

Informou que, a possível desistência está associada aos elevados custos que vão desde o transporte, alojamento e alimentação dos atletas, sem a comparticipação de outras forças.

Acrescentou que a Associação Provincial tudo tem feito para o crescimento da modalidade, para dignificar o nome da província, mas nos últimos tempos está a encontrar dificuldades.

Fez saber que a última competição que irão, caso manterem sem ajuda, é as Olimpíadas de Xadrez, a decorrer em Setembro, num dos países da Europa, onde estará com a selecção nacional à atleta Renelsa António.

Por outro, lembrou que na próxima semana inicia o campeonato provincial em juvenil, mas apenas para cumprirem calendário e manterem o ritmo dos xadrezistas em alta.

Por sua vez, o director do Gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto do Cunene, Nelson Ndemulikuata, reconheceu a necessidade de mais incentivo aos jogadores, no sentido de continuarem a levar o xadrez o mais longe possível.

O responsável sublinhou que a modalidade do xadrez que mais se  destaca  nas competições nacionais e internacionais, deve merecer o devido apoio.

Nelson Ndemulikuata incentivou as associações provinciais no sentido de recorrerem à instituição, para possíveis apoios dentro da disponibilidade, para reduzir os gastos.

Conquistas do Xadrez no Cunene: 

A atleta Renelsa António é uma das mais destacadas na província, conquistou o Campeonato Nacional de juniores femininos, disputado em Setembro de 2022, no Namibe.

Foi ainda campeã nacional em Sub-12 (2017), Sub-14 (2018 e 2019), campeã nacional de Sub-16 e terceira classificada do Campeonato Africano de Jovens (2020).

No seu currículo desportivo, consta ainda o título de vice-campeã nacional (2021), participação no Campeonato do Mundo, na Grécia (2018) e Olimpíadas da índia (2022), onde disputou seis jogos, obtendo duas vitórias, dois empates e duas derrotas.

A Associação Provincial de Xadrez  do Cunene controla mais de 70  xadrezistas.PEM/VAB  

 





Notícias de Interesse

PAN envia condolências ao parlamento cabo-verdiano

Segunda, 13 Maio De 2024   21h10

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+