Sérgio Miguel conquista nacional absoluto de xadrez

     Desporto           
  • Huíla     Quinta, 12 Agosto De 2021    19h20  
Huíla: Vencedores do Nacional Absoluto de Xadrez, Ednasia Júnior e Sérgio Miguel
Huíla: Vencedores do Nacional Absoluto de Xadrez, Ednasia Júnior e Sérgio Miguel
Amélia Oliveira

Lubango - O Mestre FIDE (MF) Sérgio Miguel, da Escola Ditrov, venceu esta quinta-feira, no Lubango, província da Huíla, o Campeonato Nacional Individual Absoluto de Xadrez, em masculinos, ao acumular 7.5 pontos.

Em segundo e terceiro lugares do campeonato, decorrido de 5 a 12 deste mês, ficaram os mestres internacionais Catarino Domingos, do ASA, e David Silva, da Escola Ditrov, ambos com sete pontos.    

Em femininos, triunfou a Mestre FIDE Ednásia Júnior, da Macov Sport Club, que venceu as nove jornadas, acumulando igual número de pontos, seguindo-se Delfina João, do Team Leeder (7.5), e Maria Domingos, do clube Mentes Brilhantes (6.5).

Em declarações à ANGOP, Sérgio Miguel, de 37 anos de idade, disse que o campeonato foi difícil, mas com empenho foi possivel cumprir o objectivo.

Afirmou que almeja, agora, ganhar provas internacionais e incentivou os colegas a continuarem a praticar o xadrez, sendo que os mais novos devem aprender com os mais velhos e com as suas derrotas, para serem um exemplo de auto-superação.

Ednásia Júnior, de 19 anos de idade, frisou que foi um “sonho” tornado realidade vencer o campeonato, atribuindo o feito aos treinos, confiança e motivação.

“O meu objectivo é agora conquistar o Campeonato Africano de Seniores em Feminino para ter o título de Grande Mestre (WGM), mas para isso preciso de mais treino, estudo e patrocinadores”, continuou.     

Por sua vez, o vogal de direcção da Federação Angolana de Xadrez (FAX), Marcos de Almeida, enalteceu o nível de organização do evento e informou que a aposta é fazer participar mais jogadores a nível do país nas competições nacionais e internacionais.

Durante o campeonato, decorreram ainda os torneios de Blitz (de cinco minutos) e de Rápidas (15 minutos) em ambos os sexos. Em femininos, Ednásia Júnior venceu as Rápidas e Edvânia Martins, a Blitz, ao passo que em masculino, David Silva venceu os dois torneios.      

Participaram do campeonato 62 atletas, sendo 42 em masculinos e 20 em femininos, das províncias da Huíla, Luanda, Benguela, Cunene, Namibe, Malanje, Uíge e Cuanza Sul





+