Xadrezista Amorim Agnelo conquista “tetra”

     Desporto           
  • Luanda     Sexta, 22 Setembro De 2023    16h45  
Amorim Agnelo lidera Taça Jonce
Amorim Agnelo lidera Taça Jonce
DR

Luanda - O Mestre Internacional (MI) Amorim Agnelo conquistou, nesta sexta-feira, o Campeonato Nacional absoluto de xadrez pela quarta vez (tetracampeão), com vitória na última jornada sobre Erikson Soares, Academia Tubarõeszinho.

O atleta do 1.º de Agosto soma 7,5 pontos na liderança do evento decorrido na escola Nacional de Formação Técnica do Serviço Social de Angola (ENFOTSS), em Cacuaco, secundado por Josemar Cabingano, do Núcleo Giga, com sete pts.

A terceira posição coube ao Mestre Fide (MF) Sérgio Miguel (SOS Crianças Benguela), também com sete pts, mas em desvantagem no resultado em relação ao segundo da geral.

Amorim Agnelo venceu pela primeira vez uma prova nacional em 1997, seguindo-se às conquistas em 2002 e 2010.

O jogador do clube “militar” foi medalha de ouro nos Jogos Panafricanos, disputados em 2011, na cidade moçambicana de Maputo. Antes, em 1996, foi vice-campeão africano de júnior, prova também disputada em Moçambique.

Actualmente com uma força de jogo (elo) de 2183 pts, Agnelo acumula seis participações em olimpíadas, a última das quais em 2018, disputada na Noruega.

Em feminino, o evento foi conquistado por Ednazia Júnior, da Escola Macovi, que totalizou 7,5 pts, secundada por Gemima Paulo, Escola Ditrovi, com 7 pts, e Esperança Caxita (1.º de Agosto) também com sete pontos, mas em desvantagem no jogo entre si.

Com uma força de jogo de 1840, a xadrezista de 21 anos de idade conquistou assim o segundo título nacional absoluto, depois de tê-lo feito em 2021, prova disputada na província da Huíla.

Antes, no escalão de júnior, Ednasia, também sagrou-se bicampeã. A primeira conquista foi em 2014, em Benguela, e a segunda, em 2022, na província de Luanda.

A jogadora colecciona dois troféus africanos, em 2017, no Zimbabwe, e em 2019, na Namíbia, este último no escalão júnior. Em 2022, sagrou-se vicê-campeã africana de júnior na Argélia.

A desportista do jogo ciência tem duas participações em olimpíadas, em 2018, na Geórgia, e em 2022, na Índia.MC



Tags



+