Xadrezista do Cunene falha africano na Argélia

     Desporto           
  • Cunene     Quarta, 09 Novembro De 2022    08h18  
Xadrezista, Renelsa António
Xadrezista, Renelsa António
José Cachiva

Ondjiva -A xadrezista da província do Cunene, Renelsa António, falha o Campeonato Africano de Xadrez, em jovenis, a iniciar-se sábado, na Argélia, por questões académicas.

A informação foi prestada terça-feira, à ANGOP, pelo presidente da Associação Provincial de Xadrez no Cunene, Apolinário António.

Explicou que o tempo de estágio da selecção em Portugal e bem como da competição é prolongado.

“Estamos a falar de mais de 20 dias, período que iria prejudicar o ano académico da atleta, visto que após o regresso teria apenas uma semana para preparar as provas finais do I trimestre, daí a razão de não participar no evento africano”, reiterou.

Informou que a atleta de 17 anos de idade, com bons indicadores no aproveitamento escolar, frequenta actualmente a 12ª classe, do curso de Contabilidade, no Instituto Técnico de Administração e Serviços (ITAS), na cidade de Ondjiva.

Apolinário António lembrou que esta seria a sua terceira participação no Campeonato Africano, sendo as duas primeiras em juvenis em 2018 e 2020, em que obteve o quarto e terceiro lugares, respectivamente.

Participação em campeonatos

A xadrezista conquistou o Campeonato Nacional de Juniores, disputado de 11 a 17 de Setembro, na província do Namibe.

Foi campeã nacional em Sub-12 (em 2017), Sub-14 (2018 e 2019), campeã nacional de Sub-16 e terceira classificada do Campeonato Africano de Jovens (2020).

No seu curriculum desportivo consta ainda o título de vice-campeã nacional (2021), participação no Campeonato do Mundo, na Grécia (2018), e Olimpíadas da índia este ano, onde disputou seis jogos, obtendo duas vitórias, dois empates e duas derrotas.

 

 





+