Árbitros de judo actualizam regras internacionais

     Desporto           
  • Cunene     Domingo, 23 Abril De 2023    16h18  
1 / 2
Prática de judo, na província do Cunene
Prática de judo, na província do Cunene
José Cachiva - ANGOP
2 / 2
Salvador do Amaral, Formador de Judo Cunene
Salvador do Amaral, Formador de Judo Cunene
Pedro Manuel-ANGOP

Ondjiva – Doze árbitros de Judo, entre treinadores, monitores e árbitros da província do Cunene, terminam este domingo, em Ondjiva, uma formação de refrescamento sobre as novas regras internacionais da modalidade.

A acção formativa de dois dias, do nível D, foi promovida pela Associação Provincial de Judo no Cunene, com finalidade de elevar o nível de conhecimentos dos profissionais da arbitragem.

Na ocasião, o coordenador da formação afecto ao Conselho de Arbitragem no Cunene, Salvador do Amaral, disse que as aulas foram repartidas na componente teórica e prática, com  auxílio de sistema áudio-visual.

"A Federação Angolana de Judo (FAJ) aprovou as novas regras da modalidade, que estão a vigorar no quadriénio 2020/2024 até os Jogos Olímpicos, que os árbitros devem dominar para desempenharem com eficácia a actividade desportiva”, lembrou.

Informou que é uma formação que versa matérias nas áreas de competição, pontuação técnica, crolden score,  IPPON, WAZAARI, imobilizações, contra-ataque, acções validas, UDE-GAESH, Judo Negativo e estabelecimento Kumikata.

Os árbitros devem estar preparados para as competições que arrancam em Maio, com abertura do Open de judo e a posterior o campeonato provincial, para o apuramento aos nacionais de júnior, sénior e cadetes, este ano.

Salvador do Amaral lembrou que Cunene na sua primeira participação, levou seis atletas, no torneio nacional de judo, em juniores e cadetes, denominado “Liga Amizade”, que decorreu em Novembro de 2022, na Huíla.

A Associação Provincial de Judo do Cunene, controla sete escolas e um clube, bem como 328 atletas, nos municípios do Cuanhama, Ombadja e Namacunde. PEM/LHE/VAB

 

 

 





+