Benguela executa 75 por cento da sua rubrica do OGE/2021

     Economia           
  • Benguela     Quinta, 10 Fevereiro De 2022    13h37  
Uma das principais rotundas da cidade do Lobito, província de Benguela
Uma das principais rotundas da cidade do Lobito, província de Benguela
Tarcísio Vilela -ANGOP

Lobito – A província de Benguela consumiu, em projectos sociais, em 2021, perto de 75% dos duzentos e cinco mil milhões, 27 milhões e 165 mil e 194 Kwanzas, referentes ao Orçamento Geral do Estado (OGE) a si atribuído, soube hoje a ANGOP.

Esta informação consta das conclcusões da primeira Reunião Ordinária do Governo Provincial, realizada quarta-feira, no município do Bocoio, a 105 quilómetros da sede da província.

Segundo o comunicado final, os membros do governo foram informados igualmente sobre os projectos do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), no qual foram inscritos 173, e aprovados já 112 pela Direcção Nacional de Invetimentos Públicos.

Porém, apenas 83 projectos foram validados, 28 concluídos e 58 aguardam confirmação administrativa.

Sobre os recursos naturais, foi dado a conhecer, aos participantes, sobre a perspectiva de reabilitação e adequação do sistema de irrigação dos vales do Cavaco e da Catumbela, no que diz respeito ao acesso, rede eléctrica, drenagem e infra-estruturas de irrigação.

A exploração desenfreada de inertes, madeira e carvão, no município da Ganda, a 193 quilómetros de Bengela, bem como a capacidade de exploração e o actaul estado dos produtos químicos da antiga Companhia de Celulose de Angola, localizada no Alto Catumbela, também foram assuntos abordados da reunião.

A província de Benguela tem uma extensão territorial de 39 mil, 827 quilómetros quadrados e uma população estimada em dois mlhões e 231 mil habtantes, de acordo com o censo populacional de 2014.

Está localizada na região central do país e é constituída por dez municípios, nomeadamente Benguela (sede), Lobito, Catumbela, Bocoio, Balombo, Baía-farta, Caimbambo, Cubal, Ganda e Chongoroi.





+