ABANC defende novos instrumentos para fundos de investimentos social

     Economia           
  • Luanda     Sexta, 14 Julho De 2023    15h45  

Luanda - O presidente da Associação Angolana de Bancos (ABANC), Mário Nascimento, defendeu hoje a necessidade de existir novos instrumentos de impacto sob a forma de fundos de investimento social.

Falando na abertura da “1ª conferência sobre sustentabilidade na banca”, promovida pela Associação Angolana de Bancos (ABANC), sublinhou ser necessário existir, igualmente, a transição das preocupações ligadas à sustentabilidade de financiamento de projectos e problemas ambientais, Sociais e de governança na banca para aliviar o desempenho das empresas.

Mário Nascimento disse que há projectos relevantes que estão numa fase embrionária para atender às necessidades ligadas ao Ambiente, Social e Governança (ESG - sigla em inglês).

“A ABANC tem projectos relevantes, no entanto, ainda não temos uma preocupação consolidada da ESG, por isso, estamos num processo inicial de consciencialização e de debates” referiu.

A perita em ESG, Louise Gardiner, exortou Angola a se envolver mais na economia verde para combater problemas climáticos.

“ É essencial que Angola se envolva mais na economia verde, que resulta na melhoria do bem-estar da humanidade e igualdade social, ao mesmo tempo que reduz os riscos ambientais e a escassez ecológica”, disse.

Por outro lado, Benjamin Gaffney, também especialista em ESG, sublinhou ser fundamental que todos os bancos criem uma política de governança sustentável, social e de investimento.

ESG é a sigla em inglês para Enviromental, Social and Governance, que é definida como um conjunto de critérios utilizados para avaliar o desempenho das empresas em relação a questões ambientais, sociais e de governança corporativa.

A conferência promovida pela ABANC teve como objectivo promover a partilha de informação dedicada ao tema, ESG e a Sustentabilidade na Banca, identificar as melhores práticas do segmento financeiro, numa perspectiva Global.

O evento visou também dar a conhecer a forma como os seus associados - entidades bancárias presentes no mercado nacional, têm vindo a incluir nas suas estratégias de actuação alteração que respondam aos desafios da necessidade da sustentabilidade e dos princípios que a ESG comporta. AMC/PPA

 

 

 



Tags



+