Aberta 16ª edição da Expo-Cunene 2022

     Economia           
  • Cunene     Quarta, 20 Julho De 2022    19h46  
1 / 2
Abertura da Expo - Cunene 2022
Abertura da Expo - Cunene 2022
José Cachiva
2 / 2
Abertura da Expo - Cunene 2022
Abertura da Expo - Cunene 2022
José Cachiva

Ondjiva – A 16ª edição da Expo-Cunene 2022 foi aberta esta quarta-feira, na cidade de Ondjiva, com 133 expositores nacionais, numa cerimónia dirigida pela governadora provincial, Gerdina Didalelwa.

Enquadrada nas festividades do 52º aniversário da província, assinalado a 10 do corrente mês, o certame é uma organização do governo provincial e da Câmara do Comércio e Indústria.

A Expo-Cunene decorre no recinto adjacente ao pavilhão multiuso de Naipalala, com a presença de 133 expositores dos seis municípios do Cunene, sendo 36 empresas e 97 feirantes em barracas.

As empresas estão ligadas ao ramo de construção civil, consultoria, banca, publicidade e  marketing, agro-pecuária e moda, e as barracas de alimentação, bebidas, prestação de serviços e moda.

No local estão instalados ainda a logística de apoio, nomeadamente pontos de distribuição de energia eléctrica, abastecimento de água, instalações sanitárias, entre outras, para o conforto de expositores e visitantes.

Ao intervir na abertura, o coordenador da Expo-Cunene 2022, José Filipe, disse que a realização do evento constitui um momento de retoma da actividade económica na província, depois de dois anos de interregno, por motivo da Covid-19.

Fez saber que estão ainda representados três principais restaurantes da cidade de Ondjiva, o que representa um volume de negócio estimado em 245 mil milhões de kwanzas.

A governadora da província do Cunene, Gerdina Didalelwa, disse que a Expo-Cunene vem estimular a produção nacional, mostrar as potencialidades económicas dos municípios e proporcionar a oportunidade de negócios.

“Consideramos ser uma grande oportunidade para os nossos empresários conjugarem esforços para contribuírem no crescimento da economia  da região, por via de vários investimentos”, realçou.

Gerdina Didalelwa sublinhou que o Executivo angolano está a trabalhar na criação de condições de apoios aos empresários e empreendedores, através de financiamento de vários programas em curso no país.

O Cunene comemora anualmente o aniversário da sua elevação à categoria de província, desde 10 de Julho de 1970, quando foi desanexada  do então distrito da Huíla, fundado pelo general Pereira D'Eça.

A divisão político-administrativa da província do Cunene compreende 273 aldeias, 20 comunas e seis municípios, designadamente Cuanhama, Ombadja, Cahama, Namakunde, Cuvelai e Curoca.

Cunene conta com uma população de 965 mil e 288 pessoas, dos quais 79,1 por cento residem no meio rural e 20,9 na zona urbana, cujas principais actividades são a agricultura, criação de gado, exploração de madeira e pesca artesanal.

 





Notícias de Interesse

PAN envia condolências ao parlamento cabo-verdiano

Segunda, 13 Maio De 2024   21h10

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+