Aberta 1ª edição da Feira e Mercado do Produtor Rural de Malanje

     Economia           
  • Malanje     Quinta, 02 Setembro De 2021    17h15  
Feira e Mercado do Produtor Rural de Malanje
Feira e Mercado do Produtor Rural de Malanje
Pedro Calombe

Malanje- Setenta e nove empresas dos ramos da agricultura, comércio, cultura, tecnologia e turismo participam desde hoje, quinta-feira, na 1ª edição da Feira e Mercado do Produtor Rural (FEMEPROM), promovida pela administração municipal de Malanje.

A iniciativa, que decorre até domingo (5), visa promover a produção nacional, fortalecer o intercâmbio entre produtores locais e facilitar o escoamento da produção, em alinhamento com a estratégia do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI).

Para os produtores, eventos do género representam uma mais-valia, porque servem para dar visibilidade às potencialidades da região e aumentar o volume de vendas, mas reconhecem haver necessidades de se apoiar mais os agricultores com meios para se elevar os níveis de produção.

Segundo o feirante António Gonçalves, é preciso potenciar os produtores com equipamentos agrícolas, que representam a principal dificuldade com que se debatem.

A mesma indicação foi dada pelo presidente da Cooperativa Njinga Mbande, Marcos Cabonda, que defendeu a necessidade de se prestar mais atenção à disponibilização de meios, para que a agricultura atinja os níveis desejados e responda à procura interna.

Com 144 membros, incluindo ex-militares, a referida cooperativa tem plantado 18 hectares de mandioca, seis de feijão e cinco de hortícolas.

A preocupação foi apresentada também pela empresária do ramo agrícola Maria Rodrigues, que aconselhou a redefinição das estratégias de apoio ao incremento da produção, privilegiando a auscultação das prioridades dos produtores, financiamento e posterior fiscalização, para se evitar má aplicação dos valores.

Por seu turno, o vice-governador provincial para o sector Político, Económico e Social, Domingos Eduardo, destacou a importância de as empresas se organizarem, para beneficiarem de apoios do Estado, no quadro dos diversos projectos de apoio à produção agrícola no país.

Dada a dificuldade que os empreendedores passam para legalizar as suas empresas, a província vai ter, brevemente, um Guiché Único da Empresa, para facilitar o processo.

O responsável valorizou a realização da 1ª edição da Feira e Mercado do Produtor Rural de Malanje, considerando que contribui para melhorar a oferta de serviços e bens aos cidadãos a preços mais acessível, numa altura em que o desafio do mercado passa pela substituição das importações.

A 1ª edição da Feira e Mercado do Produtor Rural (FEMEPROM) reserva ainda uma palestra sobre Capacitação e Formalização da Actividade Económica.





+