Académico retrata agricultura da Caála em livro

     Economia           
  • Luanda     Quinta, 15 Abril De 2021    19h19  
Campo agrícola
Campo agrícola
Angop

Luanda - O agrónomo e académico Madureira Chivangulula apresentou hoje, em Luanda, a sua primeira obra académico-científica, intitulada “Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável”.

O livro, de 75 páginas, faz uma caracterização do município da Caála, província do Huambo, do ponto de vista físico, ambiental, económico e político- institucional, analisando os aspectos do território, com base na distribuição, entre outros, do grupo doméstico, destacando a sua relação com o espaço de exploração.

Com foco na importância da agricultura familiar, no quadro das estratégias da diversificação económica do país, a obra analisa ainda os principais problemas que afectam ao desenvolvimento das cooperativas agro-pecuárias da Caála.

Na ocasião, Madureira Chivangulula, referiu que a publicação do livro acontece numa altura em que o Executivo angolano colocou o sector da agricultura no centro das atenções, principalmente a de base familiar, por imperativo da tão almejada diversificação da economia nacional.

Realçou que os camponeses, agricultores e os criadores familiares dominam a estrutura agrária em Angola, representando mais de 90 por cento das explorações agrícolas, sendo responsáveis por mais de 80% da produção nacional, além de serem detentores da maior parte do efectivo pecuário, dados que evidenciam a importância económica e social deste segmento produtivo.

Sobre a génese da obra, disse que resultou de um rigoroso trabalho de campo, vivências e observações feitas pelos autores na região estudada, combinado com o sólido levantamento bibliográfico que fundamentou a investigação.

O livro descreve o quotidiano das comunidades rurais do país, a partir da compreensão de elementos do espaço territorial, da organização social e das diferentes actividades e recursos que conformam os sistemas de meios de vida das famílias locais, ou seja, como sobrevivem e ganham a vida, no que toca ao fomento da agricultura familiar.

Madureira Chivangulula, engenheiro Agrónomo pela universidade Agostinho Neto, é Doutor em ciências veterinária desde 2008, tem mais de 10 pós-graduações com destaque para a Estatística descritiva e inferência. Profissionalmente, destaca-se como docente de Estatística na ISP-Bengo na faculdade de economia da Universidade Agostinho e de Biostástica na Unibelas.

 

 

 





+