Duas propostas na fase final do concurso do Corredor do Lobito

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  • Benguela     Quarta, 26 Janeiro De 2022    11h16  
Caminho de Ferro de Benguela (CFB), parte do Corredor do Lobito
Caminho de Ferro de Benguela (CFB), parte do Corredor do Lobito
ANGOP

Lobito – Duas propostas para o concurso público de concessão dos serviços ferroviários e de logística de suporte ao Corredor do Lobito foram admitidas, esta terça-feira (25), pela Comissão de Avaliação, soube a ANGOP.

Trata-se das propostas dos consórcios constituídos pelas empresas Trafigura, Mota-Engil e Vecturis, bem como da CSC, integrada pela CITIC, Sinotrans e CR20.

O presidente da Comissão de Avaliação, José Roberto, revelou que as propostas foram apresentadas dentro dos prazos e cumpriram as formalidades essenciais, de acordo com o artigo 63 da Lei dos Contratos Públicos.

Estima-se que Maio próximo seja a data limite, para anunciar o vencedor do concurso.

Uma acta de reunião, indica que a concessão terá um prazo de exploração de 30 anos, podendo estender-se até 50 no máximo, nas condições definidas pelas peças do concurso.

Neste período, o concessionário vai assumir o transporte de grandes cargas, com maior predominância para os minérios e combustíveis, enquanto o serviço público de transporte de passageiros e de pequena carga, permanecerá sob gestão do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB).

Informou ainda que a concessão prevê também a integração do terminal mineraleiro do Porto do Lobito.

A concessão visa garantir a maximização e potenciação económica da infra-estrutura ferroviária do Corredor do Lobito, sendo que, pelas suas valências, apresenta-se como uma plataforma de dinamização económica provincial e nacional, permitindo a criação de postos de trabalho directos e indirectos, para o cidadão angolano, bem como o incremento das exportações e o investimento indirecto em plataformas multimodais, terminais e infra-estruturas logísticas satélites ao longo da linha.

A operação do Corredor do Lobito envolve investimentos adicionais, ao longo do percurso ferroviário Lobito/Benguela/Luau, incluindo, por um lado, a integração da via férrea contígua do outro lado da fronteira na República Democrática do Congo e, por outro, a construção de um ramal para a Zâmbia.

O Corredor do Lobito foi alvo de investimentos significativos, por parte do Estado angolano, recentemente, em cerca de 1,9 mil milhões de dólares, apliacados na reconstrução do caminho de ferro e na ligação com a RDC.

O acto de lançamento do concurso público internacional aconteceu a 08 de Setembro de 2021, com o objectivo de garantir a viabilidade económica da infra-estrutura ferroviária do Lobito.





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