Activo do sector bancário fixa-se em Kz 16,94 biliões

     Economia           
  • Luanda     Segunda, 05 Setembro De 2022    14h25  
Banco Nacional de Angola é a entidade reguladora das políticas monetárias do país (Foto ilustração)
Banco Nacional de Angola é a entidade reguladora das políticas monetárias do país (Foto ilustração)
Francisco Miúdo

Luanda -O activo do sector bancário totalizou 16,94 biliões de kwanzas, no segundo trimestre deste ano, com cerca de 1/3 do património da banca aplicado em Títulos de Valores Mobiliários (TVM).

Os  depósitos dos clientes mantém-se como a maior fonte de financiamento do sector bancário, onde o passivo total do sector bancário atingiu uma cifra de Kz 14,91 biliões, de acordo com os Indicadores da Estabilidade Financeira do primeiro semestre deste ano, publicado, esta segunda-feira, pelo Comité de Estabilidade Financeira (CEF) do BNA. 

Ainda de acordo com o relatório a que a ANGOP teve acesso, a carteira de  crédito totalizou Kz 4,78 biliões,  sendo  que o crédito em moeda nacional (MN) representou  84,31% do total.

Tudo indica que o sector bancário permanece concentrado  no sector privado, com realce para o comércio por grosso, particulares e construção, perfazendo um peso agregado de 55,39%.

Quanto aos depósitos,  o documento refere que o mesmo cifrou-se em Kz 13 biliões, sendo provenientes  sobretudo  dos sectores de  particulares, administração  pública  e  defesa, segurança social  obrigatória, e actividades  financeiras  e de seguros”  que representam  48,78%  do total dos depósitos.

Risco de crédito 

Por outro lado, o documento faz referência que o nível de incumprimento da carteira de crédito do sector bancário deteriorou 5,71%, provocando um ligeiro aumento do risco de crédito.

 Destacam-se os bancos públicos com maior apetite ao risco de crédito, cuja taxa de cobertura de imparidades sobre o crédito foi de 65,11%, superior aos bancos privados nacionais e bancos privados com participação estrangeira, com cerca de 28,01% e 4,83%, respectivamente. 

Ao nível do sector financeiro não bancário, o relatório destaca a diminuição do volume de microcrédito concedido pelas sociedades de microcrédito atingindo um total de Kz 3,69 mil milhões, em contrapartida a taxa de juro média mensal que saiu de 7 ,81% para 6,57%., observando-se uma ligeira redução. 

São preocupações apontadas pelos promotores dos projectos que aumentam o risco de crédito, a subida de preços das matérias -primas importadas, dificuldades de distribuição da produção e a cobrança de juros sem actividade (falta de carência de juros).

O Comité de Estabilidade Financeira (CEF) é um órgão auxiliar do Comité Executivo  presidido  pelo Governador  do Banco Nacional de Angola, sendo responsável  pela definição das directrizes e estratégias  que visam mitigar o risco sistémico, bem como promover a adopção de políticas macroprudenciais.



Tags



Notícias de Interesse

PAN envia condolências ao parlamento cabo-verdiano

Segunda, 13 Maio De 2024   21h10

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+