Actuários oficializam actividade em Angola

     Economia           
  • Luanda     Quinta, 07 Janeiro De 2021    07h54  

Luanda - A Associação Angolana de Actuários (AAAT)  está oficialmente institucionalizada, com foco na regulamentação do exercício da actividade no país. 

Após eleição dos órgãos sociais, a 18 de Novembro de  2020, e a publicação do seu estatuto em Diário da República, em Setembro do mesmo ano,  a AAAT elaborou já um plano estratégico para entrar em acção, a partir deste Ano (2021).

A organização, liderada por Henda Modlane, presidente de Direcção, prevê estabelecer acordos de parceria com organismos congéneres quer em África quer em outros continentes.

Ao congregar os profissionais actuários do país,  a AAAT vai exercer a tutela relacionada à certificação dos especialistas deste ramo em Angola. 

Representar os profissionais actuários perante os diferentes  pessoas interessadas  (stakeholders), congregar actuários e propor conteúdos indispensáveis para o acesso à formação de especialistas para o mercado angolano, são, entre outras, as metas traçadas pela  Associação. 

Quem é o Actuario? 

Designa-se por actuário o profissional especialista em avaliar e administrar riscos. 

Este deve ter formação académica em Ciências atuariais, ter conhecimentos em Matemática, Estatística, Direito, Economia e Finanças, para agir no mercado económico-financeiro na promoção de pesquisas e estabelecimento de planos, principalmente, na área de seguros, previdência complementar aberta ou fechada, ou fundos de pensões. 

O profissional deve ter capacidades  de analisar concomitantemente as mudanças financeiras e sociais no mundo.

Deve ainda ser   capaz de criar modelos matemáticos para planos de investimento e amortização, para seguro social e privado; efectuar cálculos de probabilidade de eventos, avaliar riscos, fixar valores de prémios de seguro ou de indemnizações e, ainda, trabalhar em outras áreas coligadas ao tema de risco.

Como o mercado supre à demanda de técnicos?

Os técnicos do ramo actuarial são formados no exterior do país por falta de instituições de ensino especializadas na formação de actuários, em Angola. As soluções alternativas têm passado também pelo recrutamento de profissionais licenciados em matemática, complementada com formação técnica especializada. 

Por outro lado, desde há cerca de três anos, a Associação de Seguradoras de Angola, em colaboração com o Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa tem assumido a realização de uma Pós-Graduação em Actuariado, que se constitui na primeira acção de formação específica organizada localmente. 

"O desafio para o futuro consiste em tornar regular a realizações de acções com este cariz, pelo que estão a ser efectuados contactos com instituições de ensino que estejam interessadas em apoiar o projecto", explicou à ANGOP o presidente da AAAT, Henda Mondlane.





+