Administração da Caála põe fim à venda desorganizada de frutas

     Economia           
  • Huambo     Quinta, 22 Dezembro De 2022    19h48  
Administração da Caála põe fim à venda desorganizada de frutas
Administração da Caála põe fim à venda desorganizada de frutas
Aurélio Janeiro

Caála – Os vendedores ambulantes da cidade da Caála, província do Huambo, contam desde hoje com um mercado de frutas, numa iniciativa das autoridades locais, que pretendem pôr fim à venda desorganizada pelas ruas da urbe.

Orçado em sete m milhões 600 mil Kwanzas, financiados pelo programa de combate à pobreza, o projecto, denominado “Universo de Frutas”, visa impedir a existência de bancadas de venda, principalmente, de frutas, debaixo dos edifícios e ao redor das instituições públicas, no âmbito da estratégia de organização da cidade da Caála, no município com o mesmo nome.

Implementado nas imediações do largo 08 de Janeiro, centro da cidade da Caála, o mercado tem a capacidade para albergar, numa primeira fase, mais de 20 vendedores, pois a venda desordenada em passeios e bermas constitui, para além de transgressão administrativa, um perigo aos comerciantes e peões.

Na ocasião, o administrador do município da Caála, Ruben Isaías Etome, disse que a infra-estrutura resultante de uma orientação da governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, vai reduzir os riscos que os cidadãos estavam propensos a enfrentar, para além de embaraçarem o trânsito rodoviário.

“Se anteriormente adolescentes e senhoras comercializavam sobre os passeios, a partir de hoje, têm a oportunidade de se instalar num recinto seguro e com iluminação, que vai permitir vender até altas horas”, disse.

Por isso, o gestor municipal encoraja os vendedores no sentido de apostarem na formação académica e técnico-profissional dos filhos, para a construção de um futuro melhor.

No município da Caála, um dos 11 que compõem a província do Huambo, existem, seis mercados oficiais a céu aberto, onde são comercializados quase tudo, desde os produtos agro-pecuários aos industrializados.

Alguns vendedores mostraram-se satisfeitos com a iniciativa das autoridades locais, pois e entrada em funcionamento do mercado de frutas vai, não só ajudar na organização da cidade, mas, também, garantir maior segurança dos vendedores, compradores, peões e até mesmo dos automobilistas.

Com quatro comunas (Calenga, Catata, Cuima e Sede), o município da Caála tem uma população estimada em 366 mil 480 habitantes, um agregado familiar composto, maioritariamente, por cinco pessoas em média e uma taxa de natalidade estipulada em 3.5 por cento em cada ano, conforme dados recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE).

 





Notícias de Interesse

+