Administração pede maior celeridade nas obras do PIIM

     Economia           
  • Malanje     Quinta, 03 Dezembro De 2020    09h41  

Malanje - O administrador municipal de Malanje, João de Assunção, pediu nesta quarta-feira, maior celeridade e comprometimento das empresas na execução das obras do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), na circunscrição, sob pena de serem responsabilizadas por incumprimento das clausulas contratuais.

O responsável fez este apelo no final de uma visita do grupo técnico de avaliação do PIIM, encabeçada pelo vice-governador de Malanje para o sector Político, Económico e Social, Domingos Eduardo, às obras em execução no município sede, no âmbito do referido plano.

João de Assunção constatou alguma morosidade nas obras, com destaque para a reabilitação e ampliação de uma escola do I ciclo e asfaltagem de nove quilómetros de estradas, iniciados em Setembro último, mas que até ao momento estão apenas a quatro e 40 por cento de execução física, respectivamente.

Diante deste quadro, pediu mais dinamismo e aplicação de material de qualidade nas obras, porquanto as empreiteiras já receberam inicialmente 15 por cento do valor global das obras.

Enquanto isso, as empresas alegam que os atrasos na execução dos projectos devem-se às constantes chuvas que caem sobre a região, o que tem dificultado a movimentação dos materiais de construção civil.

De referir que a administração de Malanje conta com 17 projectos inscritos no PIIM, incluindo de âmbito central e provincial, orçados em 6,3 mil milhões de kwanzas.

Até ao memento, estão apenas em execução cinco projectos, nomeadamente a construção de pequenos sistemas de água, requalificação do parque infantil Pioneiro Zeca, resselagem e terraplagem de 50 quilómetros de estradas, a par da reabilitação de uma escola do I ciclo.

Para a província de Malanje, o PIIM contempla 132 projectos, avaliados em 26 mil milhões e 718 milhões de kwanzas.

 





+